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Vol. 42. Issue S2.
Pages 464-465 (November 2020)
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ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA QUANTO À UTILIZAÇÃO DE UM ATLAS VIRTUAL NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA
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A.B.L. Arruda, A.E. Maia, R.P.G. Lemes, F.I.C. Silva, A.V.C. Dias, M.S. Feitosa, P.L.R. Adriano, G.A. Viana, A.E.C. Barros, S.M.C. Dantas
Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
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Inserido no universo das análises clínicas, têm-se a hematologia. Esta área de fundamental importância clínica e diagnóstica encontra no hemograma um dos primeiros exames realizados em pacientes, seja por rotina, seja na suspeita de alguma patologia. Portanto, a sua realização deve ser precisa para que, dessa forma, possa haver as informações corretas que vão garantir a melhor conduta clínica para o paciente. Diante disso, é necessário que o profissional responsável pela realização do exame possa estar devidamente habilitado e capacitado para tal função conhecendo os procedimentos da realização do hemograma e sobretudo a identificação celular. O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação dos alunos quanto a utilização de um atlas em hematologia na forma de e-book produzido pelos monitores da disciplina de hematologia básica do curso de Farmácia. Como metodologia, utilizou-se o programa Power Point 2016® para confecção das páginas e organização do conteúdo do material composto por fotos de células pertencentes às próprias lâminas utilizadas pelos alunos e informações teóricas e práticas referentes à identificação dessas células. O atlas foi disponibilizado nas turmas dos semestres 2019.1 e 2019.2 e ao início do ano de 2020 foi feita uma avaliação por meio de formulário online, a fim de verificar quantitativamente a satisfação e utilização dos alunos quanto ao uso do material. Como resultados obteve-se um total de 28 respostas (100%), dos quais 19 (67,9%) eram do semestre 2019.2 e 9 (32,1%) eram do semestre 2019.1. Quando perguntados se obtiveram acesso ao atlas virtual 25 alunos (89,3%) responderam que sim e somente 3 (11,7%) responderam não. Quanto a necessidade da utilização do material como auxílio na transmissão do conhecimento, 24 (85,7%) avaliaram como muito necessário. Sobre a semelhança das imagens do atlas com os campos encontrados nas lâminas 4 (14,3%), 16 (57,1%) e 5 (17,9%) responderam “concordo totalmente”, “concordo” e “não concordo nem discordo”, respectivamente. A seguir, utilizando uma escala de 1 a 5 em que 1 era a menor pontuação e 5 a maior pontuação possível, foi perguntado sobre a eficiência do material disponibilizado em ajudar na identificação das células no momento de prática e obteve-se que, quanto à eficiência, 19 (67,9%) avaliaram com nota 5, 6 (21,4%) avaliaram com nota 4, 1 (3,6%) avaliou com nota 3 e apenas 2 responderam “não se aplica”. Por fim, em relação à satisfação geral dos alunos, 16 (57,1%) ficaram muito satisfeitos, 10 (35,7%) ficaram satisfeitos e 2 (7,1%) responderam indiferente, não houve respostas de insatisfação. Diante disso, conclui-se que o atlas foi útil e pode auxiliar os alunos na identificação de células, material que, junto com as aulas e a prática em leitura de lâminas corrobora para agregar competência à formação dos discentes e colocá-los como profissionais capacitados em hematologia ao fim da graduação.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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