Journal Information
Vol. 42. Issue S2.
Pages 466 (November 2020)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 42. Issue S2.
Pages 466 (November 2020)
783
Open Access
AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA, NO ANO DE 2019
Visits
1532
A.B.L. Arruda, N.S. Lima, A.V.C. Dias, R.P.G. Lemes, A.E. Maia, F.I.C. Silva, L.D.S. Rocha, M.J.Q. Souza, A.E.C. Barros, S.M.C. Dantas
Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Atualmente, tem crescido o desenvolvimento e a adoção de formas alternativas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, as chamadas metodologias ativas. Metodologias ativas são processos no qual a construção do conhecimento envolve o aluno dando-lhe autonomia para buscar, aprofundar e fixar o que foi apresentado, mediante sua participação ativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar as metodologias ativas aplicadas com os alunos da disciplina de Hematologia Básica no curso de Farmácia. No ano de 2019, foram aplicadas e desenvolvidas metodologias baseadas na participação individual e coletiva dos alunos, como caça-palavras, palavras cruzadas, jogo de cartas em equipe e resolução de casos clínicos, e cada atividade continha um nível de dificuldade, impulsionando os alunos ao desafio. Os conteúdos abordados nas atividades foram vistos durante a realização da disciplina, servindo como método de aplicação, consolidação e revisão do conhecimento adquirido. Após a realização das metodologias, foi disponibilizado um formulário de satisfação para os alunos, avaliando a relevância desse método na disciplina. Dos resultados obtidos, 84,2% dos discentes concordaram sobre a coerência das atividades desenvolvidas com os conteúdos abordados na disciplina; 86,8% acharam que as metodologias desenvolvidas foram úteis no aprendizado, tornando os conteúdos abordados na disciplina mais fáceis de ser estudados, compreendidos e assimilados e 89,5% dos alunos aprovaram a incorporação deste método na disciplina. Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas com materiais lúdicos e dinâmicos, auxiliaram na construção do aprendizado e que métodos como este favorecem uma maior aproximação entre professores, monitores e discentes, e contribuem para a formação de profissionais mais ativos, participativos, interativos, dinâmicos e diligentes.

Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools