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Vol. 42. Issue S2.
Pages 474 (November 2020)
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A LIGA ACADÊMICA DE FITOTERAPIA E O PROJETO “CHÁ METODOLÓGICO”
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F.A.O. Silva, F.I.C. Silva, I.L. Soares, M.A.M. Bandeira
Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaeza, CE, Brasil
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Introdução: Uma liga acadêmica se baseia no tripé ensino, pesquisa e extensão e tem como papel fundamental a prestação de serviço à comunidade externa, adivulgação científica por meio das pesquisas realizadas e a capacitação dos membros a fim de gerar discussões e fomentar o senso crítico destes. Pensando nisso a Liga Acadêmica de Fitoterapia (LAFITO) da Universidade Federal do Ceará criou o projeto intitulado “Chá Metodológico”, no qual são realizadas reuniões periódicas entres os membros com intuito de discutir artigos científicos que relacionem plantas medicinais a outras áreas clinicas tais como, imunologia, hematologia, bioquímica, entre outras. Objetivo: D

screver a construção e realização do projeto “Chá Metodológico”desenvolvido pela LAFITO, bem como seu funcionamento e contribuições a sociedade.

Métodos: Para a realização do projeto montou-se inicialmente um escopo que fornecia orientações gerais, bem como os pontos e aspectos principais a serem abordados, e as metas que deveriam ser alcançadas ao final da reunião. Como materiais didáticos foram utilizadas mídias digitais, e plataformas on-line.

Resultados: Os artigos apresentados sempre englobavam descritores como “fitoterapia”, “plantas medicinais”, e utilização destes em áreas clínicas, durante as discussões os membros procuravam observar as técnicas usadas nos estudos, suas aplicações e utilidades em alguns tratamentos. Ao final da apresentação, cada membro dava seu feedback sobre o artigo e lançava uma ideia que impulsionasse a criação de projetos futuros. Além disso, no final das reuniões, os ligantes prepararam um material correspondente ao artigo apresentado e divulgaram nas mídias sociais, a fim de democratizar e tornar público o conhecimento cientifico.

Conclusão: É notória a importância do projeto chá metodológico na formação dos estudantes, garantindo uma maior autonomia na formação acadêmica e na facilitação da divulgação cientifica à comunidade, mostrando que por meio da ciência é possível trilhar um caminho para o futuro.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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