No Curso de Farmácia, a disciplina de Hematologia Básica é responsável pela construção do conhecimento base para que o aluno entenda posteriormente a composição, a análise e a interpretação dos exames laboratoriais hematológicos. A realização correta do conteúdo prático dessa disciplina é importante para que o discente se transforme em um profissional qualificado. Para isso, se torna necessário avaliar constantemente se o conteúdo está realmente fixado. O objetivo do trabalho foi analisar o grau de conhecimento dos alunos da disciplina de Hematologia Básica acerca de duas aulas práticas importantes para o processo ensino-aprendizado. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo no qual se fez uma análise das aulas práticas referentes ao aprendizado sobre o tema eritrograma. Para isso foi feito um questionário contendo quatro perguntas importantes referentes à aula prática da referida disciplina: “1. Qual a solução utilizada na contagem de hemácias e por que ela era utilizada?”; “2. Descreva o procedimento da preparação da solução para se colocar na câmara de Neubauer”; “3. Como é feita a contagem de hemácias na câmara?”; e “4. Qual objetiva é utilizada na contagem de hemácias?”. Como resultado, obteve-se um total de 42 (100%) respostas, sendo esse então o total de alunos. Todos discentes conseguiram responder todas as questões, entretanto apenas 4 (9,5%) questionários estavam 100% corretos. Muitos alunos chegaram próximo de acertar as 4 questões, mas as respostas ainda se mostraram incompletas. A questão que mais obteve acertos foi a que perguntava sobre a objetiva utilizada para a contagem de hemácias, a qual continha 37 (88,1%) acertos. Enquanto a questão que mais gerou dúvida foi a de número 3 que perguntava sobre como era feita a contagem na câmara, a qual obteve um total de 22 acertos (51,4%). Tal fato tende a mostrar que a maioria dos alunos compreendem de início para que serve o equipamento manual, entretanto podem não estar entendendo como utilizá-lo realmente. Conclui-se que a análise feita foi pertinente e pode ser utilizada como estratégia de sondagem para se compreender o grau de conhecimento prático dos alunos e assim poder elaborar estratégias para melhorar a abordagem nos próximos assuntos que serão expostos na disciplina.
The Impact Factor measures the average number of citations received in a particular year by papers published in the journal during the two preceding years.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2025
SRJ is a prestige metric based on the idea that not all citations are the same. SJR uses a similar algorithm as the Google page rank; it provides a quantitative and qualitative measure of the journal's impact.
See moreSNIP measures contextual citation impact by wighting citations based on the total number of citations in a subject field.
See more