No Curso de Farmácia, a disciplina de Hematologia Básica é responsável pela construção do conhecimento base para que o aluno entenda posteriormente a composição, a análise e a interpretação dos exames laboratoriais hematológicos. A realização correta do conteúdo prático dessa disciplina é importante para que o discente se transforme em um profissional qualificado. Para isso, se torna necessário avaliar constantemente se o conteúdo está realmente fixado. O objetivo do trabalho foi analisar o grau de conhecimento dos alunos da disciplina de Hematologia Básica acerca de duas aulas práticas importantes para o processo ensino-aprendizado. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo no qual se fez uma análise das aulas práticas referentes ao aprendizado sobre o tema eritrograma. Para isso foi feito um questionário contendo quatro perguntas importantes referentes à aula prática da referida disciplina: “1. Qual a solução utilizada na contagem de hemácias e por que ela era utilizada?”; “2. Descreva o procedimento da preparação da solução para se colocar na câmara de Neubauer”; “3. Como é feita a contagem de hemácias na câmara?”; e “4. Qual objetiva é utilizada na contagem de hemácias?”. Como resultado, obteve-se um total de 42 (100%) respostas, sendo esse então o total de alunos. Todos discentes conseguiram responder todas as questões, entretanto apenas 4 (9,5%) questionários estavam 100% corretos. Muitos alunos chegaram próximo de acertar as 4 questões, mas as respostas ainda se mostraram incompletas. A questão que mais obteve acertos foi a que perguntava sobre a objetiva utilizada para a contagem de hemácias, a qual continha 37 (88,1%) acertos. Enquanto a questão que mais gerou dúvida foi a de número 3 que perguntava sobre como era feita a contagem na câmara, a qual obteve um total de 22 acertos (51,4%). Tal fato tende a mostrar que a maioria dos alunos compreendem de início para que serve o equipamento manual, entretanto podem não estar entendendo como utilizá-lo realmente. Conclui-se que a análise feita foi pertinente e pode ser utilizada como estratégia de sondagem para se compreender o grau de conhecimento prático dos alunos e assim poder elaborar estratégias para melhorar a abordagem nos próximos assuntos que serão expostos na disciplina.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais