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Vol. 42. Issue S2.
Pages 458 (November 2020)
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EDUCAÇÃO E SAÚDE: PRÁTICAS LÚDICO-PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS ATENDIDAS NA UNIDADE DE TRANSFUSÃO DA FUNDAÇÃO HEMOPA
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G.M.M.M. Saldanhaa, J.K.C.E. Cunhaa, G.N.S. Mirandaa, V.H.M. Ribeirob, G.M.C. Silvaa, I.A. Oliveirac, T.R.L.D. Santosc
a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Belém, PA, Brasil
b Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, Belém, PA, Brasil
c Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
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Objetivos: O projeto de pesquisa em andamento objetiva analisar as contribuições das atividades lúdico-pedagógicas para a adesão ao tratamento de crianças com doença falciforme na unidade de transfusão da Fundação Hemopa. Justifica-se ao observar que as rotinas das crianças com anemia falciforme exigem a tomada de medicamentos, transfusões de sangue e consultas médicas que influenciam em suas vidas acarretando constantes faltas a escola. Material e metódos: Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, envolvendo 10 crianças com doença falciforme, na faixa etária de 6 a 12 anos. Entre os procedimentos da pesquisa destacam-se: levantamento bibliográfico e documental, observação, realização de atividades lúdico-pedagógicas, entrevistas semiestruturadas e análises de desenhos. A pesquisa se justifica, à luz da Teoria de Representação Social pela importância de identificar sentimentos, simbologias e significados das representações que as crianças fazem a respeito de si mesmas enquanto realizam tratamento de saúde. Participam como pesquisadores um bolsista do curso de pedagogia do Programa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará, três pedagogos da Fundação Hemopa, uma enfermeira responsável pela sala de transfusão e duas docentes da Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados parciais: Optou-se por levantar os dados da vida escolar das crianças por meio de entrevistas com os responsáveis, onde é possível ouvir relatos das dificuldades enfrentadas por elas na vida acadêmica, e que em alguns casos, as fazem pensar em desistir dos estudos. Em cada encontro é aplicado uma atividade lúdica-pedagógica diferente. Ao final da atividade do dia é aplicado uma entrevista a fim de avaliar o bem-estar e adesão ao tratamento. Durante todo o processo de pesquisa é preenchido pelos pesquisadores um diário de observação, onde estão sendo possíveis identificar e avaliar as principais dificuldades e avanços no processo de aprendizagem dessas crianças. Ao final de cada atividade é sugerido a realização de um desenho referente as tarefas do dia e uma entrevista lúdica por meio de emoticons (caretinhas que expressam emoções). Discussão: O presente estudo inicialmente visava estudar as crianças com doença falciforme especificamente na sala de transfusão, mas no decorrer da pesquisa houve a necessidade de adequação ao ciclo ambulatorial do paciente, pois o mesmo tem a transfusão como última etapa no ciclo de seu tratamento. A pesquisa foi parcialmente interrompida nos meses de março a junho por conta da pandemia do novo coronavírus, após retorno em fase de finalização da coleta de dados para análises. Conclusão: A pesquisa teve atraso por conta da pandemia com prazo para término até novembro de 2020, onde pretende-se os seguintes resultados: a identificação das atividades que proporcionam prazer para as crianças ajudando na adesão ao tratamento; a descrição de atividades que foram facilitadoras no processo de tratamento das crianças com doença falciforme; a identificação de dificuldades e facilidades na adesão ao tratamento com as atividades pedagógicas desenvolvidas; e a comprovação da necessidade de um trabalho pedagógico e educacional permanente para crianças na sala de transfusão.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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