Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S52 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S52 (October 2021)
Open Access
AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE RECIDIVAS EM PACIENTES COM LINFOMA NÃO HODGKIN E LINFOMA DE HODGKIN E DA RESPOSTA AO TRATAMENTO DE RESGATE COM TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS
Visits
1111
CE Katayama, BBED Santos, MG Cliquet
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivo

Avaliar a frequência de recidiva de linfoma não Hodgkin (LNH) e linfoma de Hodgkin (LH) em pacientes atendidos no Serviço de Hematologia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e o número de encaminhamentos para transplantes de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), correlacionando esta frequência com sexo, etnia e idade.

Material e métodos

Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa. As informações foram obtidas mediante a consulta do prontuário de 75 pacientes diagnosticados nos últimos três anos no Serviço de Hematologia do CHS. As informações obtidas foram registradas em um Instrumento de Coleta de Dados. Para os resultados, foi realizada uma análise descritiva de frequência da recidiva de pacientes com LNH e LH, correlacionando-a com sexo, etnia, idade e número de encaminhamento para TCTH.

Resultados

Dos 26 pacientes com LH, 9 pertenciam ao sexo feminino e 17 ao masculino, 25 com idade inferior a 65 anos e apenas 1 com idade maior ou igual a 65, 7 em estádio precoce e 18 em estádio avançado. A frequência de recidiva em pacientes com LH foi de 4 (44%) no sexo feminino e 6 (35%) no masculino (p = 0,64), em menores de 65 anos foi 10 (40%) e em maiores ou igual a 65 anos não houve recidiva, no estádio precoce houve 1 (14%) recidiva e 8 (44%) em estádio avançado (p = 0,15%). 96,1% dos pacientes foram tratados com ABVD e 9 (34,6%) foram submetidos ao TCTH. Dos 49 pacientes com LNH, 19 eram mulheres e 30 homens, 32 pacientes apresentavam idade inferior a 65 anos e 17 com idade maior ou igual a 65, um total de 10 pacientes em estádio precoce e 17 em estádio avançado. A frequência de recidiva em pacientes com LNH foi de 5 (26%) em mulheres e 7 (23%) em homens (p = 0,81), 8 (25%) recidivas em menores de 65 anos e 4 (24%) em maiores ou igual a 65 anos (p = 0,9), no estádio precoce recidivaram 4 (40%) pacientes e no estádio avançado 5 (29%) (p = 0,57). 73% dos pacientes foram tratados com CHOP e 2 (4%) submetidos ao TCTH. A etnia branca foi a mais prevalente em ambos os linfomas com 46 (59,7%) pacientes.

Discussão

Os pacientes com LH e LNH apresentam-se predominantemente numa faixa etária de 50,4 anos, prevalecendo homens (63%), estadiamento avançado (70%) e caucasianos. A distribuição etária, gênero, etnia foi compatível com a encontrada na literatura para os Linfomas LH e LNH. Quanto ao estadiamento o LH foi semelhante à literatura, demonstrando maior recidiva em pacientes em estadio avançado, fato não encontrado no LNH. O ABVD é o tratamento de primeira linha para o LH e foi o mais utilizado no tratamento do serviço (96,1% dos casos), porém, apesar de ter demonstrado apenas 63% de sucesso no vigente estudo, taxa inferior à encontrada na literatura, essa inferioridade provavelmente ocorreu devido a falta de Bleomicina em nosso país, culminando também, para uma taxa elevada de TCTH. Quase 75% dos pacientes com LNH foram tratados com CHOP e cerca de 24% tiveram recidiva da doença, como demonstra a literatura.

Conclusão

Observamos que nossa população de LH é mais jovem, composta principalmente por homens e com taxas de recidivas altas em relação à literatura, com alto número de TCTH realizados. Ressaltamos que os resultados dos transplantes foram excelentes. Já no que diz respeito ao LNH observamos que a nossa amostragem é mais numerosa e idosa, diferentemente da encontrada no LH, também é composta principalmente de homens, com taxas de recidivas dentro do esperado pela literatura e com baixo número de TCTH realizados.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools