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Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1275
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MOTIVAÇÕES E BARREIRAS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA: ESTUDO NA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC DE ARARAS
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NG Francisco, GAA Lima, KF Gallo, TF Bastos, VEC Casagrande
Faculdade São Leopoldo Mandic Araras, Araras, SP, Brasil
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HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

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Introdução

A doação de sangue é um ato essencial para salvar vidas, mas a adesão entre estudantes de medicina ainda é limitada. Apesar do maior acesso à informação e envolvimento com a área da saúde, muitos estudantes não doam sangue por medo, desinformação ou dificuldades logísticas. Entender os fatores que influenciam esse comportamento é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de incentivo e engajamento dessa população específica.

Objetivos

Investigar o perfil dos estudantes de medicina que doam sangue, identificar os principais fatores motivadores e barreiras que influenciam essa prática, além de avaliar o papel das campanhas institucionais na promoção da doação entre universitários da área da saúde.

Material e métodos

Estudo transversal com estudantes que participaram do projeto “Você Faz o Nosso Tipo”, promovido pela Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras em parceria com o Hemocentro de Campinas. Foi aplicado um questionário abordando aspectos sociodemográficos, histórico familiar de doação e razões para doar ou não doar sangue. A análise estatística foi descritiva, utilizando o software Jamovi para cálculo de médias, proporções e desvio padrão. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética (CAAE 70610423.3.0000.5374).

Resultados

Participaram 52 estudantes, sendo 69,2% do sexo feminino, com média de idade de 23,9 anos. Os principais motivadores para doar foram altruísmo (84,6%) e ter conhecimento e/ou afinidade com alguém que necessita ou já precisou de transfusão. Entre os que não doaram, as justificativas incluíram não atender aos pré-requisitos (17,3%), falta de tempo (3,8%) e medo de efeitos adversos (3,8%). A maioria (63,5%) já havia doado pelo menos uma vez.

Discussão e conclusão

Conforme descrito na literatura, o altruísmo e as conexões interpessoais são fatores centrais na decisão de doar sangue. As barreiras relatadas refletem uma combinação de fatores emocionais, logísticos e desconhecimento. Campanhas regulares e ações educativas no ambiente acadêmico têm potencial de superar esses obstáculos, além de formar novos doadores regulares, uma vez que os médicos são exemplos e perpetuadores de responsabilidades sociais. Destaca-se também a importância da atuação dos centros acadêmicos e suas respectivas ligas e as parcerias com hemocentros para a realização desses eventos. A motivação para doar sangue entre estudantes de medicina está fortemente associada ao desejo de ajudar o próximo, mas ainda existem barreiras importantes a serem enfrentadas. A promoção de ações educativas e campanhas institucionais regulares é uma estratégia promissora para ampliar o engajamento e aumentar o número de doadores entre futuros profissionais da saúde. A inclusão desse tema nos currículos da graduação pode fortalecer o compromisso social desde a formação.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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