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Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S677-S678 (Outubro 2022)
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LIVES”EDUCATIVAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 DIRECIONADA AOS PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME
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403
AMM Queiroz, LMA Filho, MAL Baima
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Introdução

Quando a Pandemia do COVID-19 chegou ao Brasil, pacientes com doença falciforme foram considerados uma população de alto risco. Ware et al. (2017), em seu estudo, levantou algumas questões que contribuiam com essa hipótese. A Sociedade Americana de Doença Falciforme produziu um guia de orientações para esses pacientes durante a pandemia., (Sickle Cell Society, 2020). Isso fez com que nossa equipe elaborasse uma estratégia para fornecer informações a esses pacientes de maneira remota. Aproveitando a tecnologia e a colaboração de vários profissionais de diferentes áreas, gravamos sete “lives” que, na linguagem da internet, são transmissões ao vivo feitas por meio de redes sociais.

Objetivo

Transmitir informações sobre cuidados em saúde durante a pandemia do COVID-19 para pacientes com Doença Falciforme.

Metodologia

Os profissionais da saúde foram convidados pela coordenadora da plataforma digital @melhoreviversemdor para realização das “lives” com temas específicos de suas áreas de atuação. Foram convidados dez profissionais, porém apenas nove puderam participar. As “lives” aconteceram entre os meses de junho e junho do corrente ano, em horários previamente combinados e dentro da unidade de saúde, no caso o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (HEMORIO). Ao término, as “lives” foram salvas e adicionadas à rede social Instagram no endereço @melhoreviversemdor.

Resultados

Abaixo relacionamos os temas das “lives”, os profissionais que realizaram a mesma e número de visualizações obtidas no dia da postagem. Essas visualizações foram registradas no Instagram. 1) Tratamento domiciliar da dor na Doença Falciforme ‒ Enfermeira Elvira Carvalho ‒ 233 visualizações. 2) Direitos e Benefícios Sociais no contexto da Pandemia do COVID-19 ‒ Assistente Social Márcia Pereira ‒ 299 visualizações. 3) Orientações de Atividade para a memória durante a Pandemia do COVID-19 ‒ fonoaudióloga Márcia Baima ‒ 162 visualizações. 4) O fantasma do coronavirus no Universo Infantil ‒ psicólogas Daniella Gouget e Joanna D'Arc Bastos ‒ 282 visualizações. 5) Cuidados com o seu bebe durante a Pandemia do COVID-19 ‒ Enfermeira Disleine Xavier ‒ 200 visualizações. 6) Orientações do armazenamento de medicamentos durante a Pandemia do COVID-19 ‒ 263 visualizações. 7) Aspectos jurídicos do doente crônico durante a Pandemia do COVID-19 ‒ Com a advogada e enfermeira Delaine Fidlarczyk e o advogado André Baiseredo ‒ 169 visualizações. 8) Abordagem odontológica nas gestantes com Doença Falciforem – Destistas Larissa Melo e Thais Xavier – 198 visualizações. 9) A Importância da boa alimentação na Doença Falciforme em tempos de pandemia do COVID-19 – Nutricionista Karen Cordovil – 236 visualizações.

Conclusão

A educação em saúde é um processo contínuo que envolve o fornecimento de informações não apenas aos profissionais de saúde, mas também aos pacientes. Esse trabalho teve o objetivo de transmitir conhecimentos de boas práticas em saúde para pessoas que vivem com Doença Falciforme. Todas as “lives” obtiveram mais de 100 visualizações, o que consideramos um resultado positivo, já que foi a primeira vez que a plataforma @melhoreviversemdor executou esse tipo de proposta como veiculo de informação. Seguir tendências atuais como o uso de ferramentas virtuais é apostar na modernização da assistência sem perder o profissionalismo e a constante preocupação na melhoria da assistência.

O texto completo está disponível em PDF
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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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