Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S695 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S695 (October 2023)
Full text access
PREVALÊNCIA DAS HEMOGLOBINAS DETECTADAS EM DOADORES DE SANGUE DA FUNDAÇÃO CENTRO DE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA DO PARÁ
Visits
219
MA Buritia, DP Lopesa, MA Buritia, AMB Limab, ALD Nascimentob, GG Nobreb, MC Leãob, LTVM Francêsb, RHB Castrob
a Programa de Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil
b Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Belém, PA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A hemoglobina (Hb) tem como principal função o transporte de oxigênio. As hemoglobinopatias são defeitos genéticos da hemoglobina e ocasionam as doenças genéticas mais comuns em todo o mundo. Substituições de alguns aminoácidos das cadeias globínicas podem resultar em hemoglobinas alteradas, tais como HbC, HbD e HbS.

Objetivo

Demonstrar o perfil de hemoglobinas detectadas nas doações de sangue realizadas na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará no ano de 2021 e 2022.

Justificativa

A triagem de hemoglobinas nos bancos de sangue tem como objetivo proteger os receptores das transfusões sanguíneas do possível recebimento de bolsas de sangue com Hb variantes, que podem não cumprir com seu papel, tornando a transfusão prejudicial, destacando, principalmente o traço falciforme (hemoglobina AS), o que torna importante o conhecimento deste perfil na população paraense.

Metodologia

Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, no qual foram analisados dados secundários e devidamente consolidados do resultado de eletroforese de hemoglobinas de doadores de sangue atendidos na Fundação HEMOPA no período de 2021 a 2022. Os dados foram obtidos de estatísticas mensais da Gerência de Hematologia (GEHEM), extraídos da base de dados denominada Sistema de Banco de Sangue (SBS Web e Progress ), contendo os resultados das testagens das doações de sangue das localidades: Belém, Castanhal, Santarém, Marabá, Redenção, Tucuruí, Altamira, Abaetetuba e Capanema. Dessa maneira, os dados agrupados foram organizados e tabulados na forma de planilha do Microsoft Excel 2016 , gerando frequências absolutas e relativas, gráficos e tabelas.

Resultados

No decorrer de 2021 e 2022, 192.233 doações de sangue foram realizadas na fundação HEMOPA, destas 85.741 amostras (44,37%) foram testadas para eletroforese de hemoglobinas. A partir dos testes de triagem (eletroforese em gel ágar-amido) e confirmatórios (teste de falcização ou Cromatografia líquida de alta performance ) foram detectados os perfis de hemoglobina: AA; AS; AC; AD; AF e A com junção de Rara. Durante o estudo, 82.960 (96,9%) foram identificadas como hemoglobinas normais (AA) e 2.581 (3,01%) como Hb variantes. Destas, destaca-se o traço falciforme (AS) com 2.163 (2,52%) detecções nas doações de sangue. As demais aparecem em menor frequência e com mais destaque em números absolutos com 383 AC, 13 AD, 4 AF e 18 classificadas como hemoglobinas raras ou variantes.

Discussão

Os dados obtidos na presente pesquisa apresentam similaridade com estudos cuja prevalência varia de 1,36% - 5,6% entre as doações de sangue no Brasil, corroborando com os resultados. Assim, o enfoque social e clínico na abordagem do portador de hemoglobinas anormais, a detecção dos heterozigotos destas alterações genéticas refletem na saúde pública, pois retratam fonte de novos heterozigotos e de possíveis homozigotos. O aspecto educacional deve ser incentivado, sendo os portadores orientados sobre a alteração genética e a realização de exames em seus familiares para uma melhor qualidade de vida.

Conclusão

Foram detectadas as hemoglobinas de maior prevalência nas doações de sangue realizadas na Fundação HEMOPA no período de estudo, refletindo possivelmente o perfil desses doadores de sangue. Assim, os dados aqui encontrados podem contribuir para o estabelecimento de políticas públicas que assistam melhor esses indivíduos e seus familiares afetados.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools