Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S695-S696 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S695-S696 (October 2023)
Full text access
A EXPERIÊNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE: ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS DOADORES DE SANGUE NA FUNDAÇÃO HEMOMINAS (2022-2023)
Visits
175
VAG Bento, NC Souza-Júnior, AA Umbelino, TS Figueira, ACL Souza
Fundação Hemominas (FH), Belo Horizonte, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/objetivos

A doação de sangue é uma questão de interesse mundial, uma vez que não há um substituto para este tecido tão necessário à vida. Os hemocentros têm enfrentado dificuldades em manter os estoques de sangue regulares para atender as demandas, sendo necessário compreender mais profundamente os aspectos motivacionais da doação, considerados pelos doadores. O objetivo principal do presente estudo foi identificar os principais aspectos que levaram as pessoas a realizar a doação de sangue na Fundação Hemominas, no período de 01/06/2022 a 31/05/2023.

Material e métodos

Estudo exploratório e descritivo com auxílio do sistema informatizado HemotePlus, com base nas informações prestadas pelos doadores no momento do cadastro, realizados no período de 01/06/2022 a 31/05/2023, nas unidades da Fundação Hemominas (FH).

Resultados

Foram analisadas as respostas de 273.657 cadastros efetuados. Com base nos resultados, identificou-se os motivos de comparecimento: 55,3%(151.330 candidatos) Interesse em ajudar pessoas; 34,4%(94.125) Desejo de ajudar um paciente que precisava de sangue; 3,8% (10.342) Receberam uma ligação do Hemocentro convidando para doar;  2,7% (6.481) responderam aos apelos em Ações de Comunicação e Mídias Sociais; 2,3% (6.245) receberam Mensagens Eletrônicas (email, mensagens instantâneas); 0,8%(2.102) receberam correspondências enviadas pela equipe de Captação, 0,5%(1.493) não responderam e 0,2%(613) foram alocados na categoria Outros.

Discussão

Os resultados apurados apontam que a motivação principal para a doação contempla aspectos intrínsecos, como o altruísmo e o desejo de ajudar o próximo, representando 89,7% (245.455 candidatos). Outro aspecto importante é o contato com os doadores feito pelo Hemocentro, seja por ligação telefônica ou correspondências impressas e/ou eletrônicas, representando 6,9% (18.689), estreitando, assim, a relação com os doadores e promovendo a fidelização. Evidenciou-se, também, a importância de Ações de Comunicação e Mídias Sociais, representando 2,7% (6.481), apontando a relevante necessidade de aprofundar estudos, promover ações estratégicas junto à sociedade acerca da importância da doação de sangue.

Conclusão

O presente estudo possibilitou identificar os principais aspectos que levaram as pessoas a realizar a doação de sangue na FH, bem como compreender quais são as estratégias mais eficazes para captar doadores e assim melhorar os estoques de sangue. Os resultados demonstraram que a motivação vai além da necessidade puramente médica. Ela é impulsionada por uma mistura de motivações altruístas, senso de responsabilidade e o desejo de criar um impacto positivo e duradouro na vida de outras pessoas. Identificou-se a oportunidade de aprofundar os estudos para aplicação de técnicas de marketing social que venham a contribuir no relacionamento com o doador e encontrar soluções que potencializem o processo de fidelização dos doadores. Trabalhos futuros poderão explorar ações de comunicação, sobretudo nas Mídias Sociais, que incentivem doadores a comunicar atos de doação, servindo, portanto, de estímulo para que outros adotem comportamento similar.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools