Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S695-S696 (October 2023)
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S695-S696 (October 2023)
Full text access
A EXPERIÊNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE: ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS DOADORES DE SANGUE NA FUNDAÇÃO HEMOMINAS (2022-2023)
Visits
788
VAG Bento, NC Souza-Júnior, AA Umbelino, TS Figueira, ACL Souza
Fundação Hemominas (FH), Belo Horizonte, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/objetivos

A doação de sangue é uma questão de interesse mundial, uma vez que não há um substituto para este tecido tão necessário à vida. Os hemocentros têm enfrentado dificuldades em manter os estoques de sangue regulares para atender as demandas, sendo necessário compreender mais profundamente os aspectos motivacionais da doação, considerados pelos doadores. O objetivo principal do presente estudo foi identificar os principais aspectos que levaram as pessoas a realizar a doação de sangue na Fundação Hemominas, no período de 01/06/2022 a 31/05/2023.

Material e métodos

Estudo exploratório e descritivo com auxílio do sistema informatizado HemotePlus, com base nas informações prestadas pelos doadores no momento do cadastro, realizados no período de 01/06/2022 a 31/05/2023, nas unidades da Fundação Hemominas (FH).

Resultados

Foram analisadas as respostas de 273.657 cadastros efetuados. Com base nos resultados, identificou-se os motivos de comparecimento: 55,3%(151.330 candidatos) Interesse em ajudar pessoas; 34,4%(94.125) Desejo de ajudar um paciente que precisava de sangue; 3,8% (10.342) Receberam uma ligação do Hemocentro convidando para doar;  2,7% (6.481) responderam aos apelos em Ações de Comunicação e Mídias Sociais; 2,3% (6.245) receberam Mensagens Eletrônicas (email, mensagens instantâneas); 0,8%(2.102) receberam correspondências enviadas pela equipe de Captação, 0,5%(1.493) não responderam e 0,2%(613) foram alocados na categoria Outros.

Discussão

Os resultados apurados apontam que a motivação principal para a doação contempla aspectos intrínsecos, como o altruísmo e o desejo de ajudar o próximo, representando 89,7% (245.455 candidatos). Outro aspecto importante é o contato com os doadores feito pelo Hemocentro, seja por ligação telefônica ou correspondências impressas e/ou eletrônicas, representando 6,9% (18.689), estreitando, assim, a relação com os doadores e promovendo a fidelização. Evidenciou-se, também, a importância de Ações de Comunicação e Mídias Sociais, representando 2,7% (6.481), apontando a relevante necessidade de aprofundar estudos, promover ações estratégicas junto à sociedade acerca da importância da doação de sangue.

Conclusão

O presente estudo possibilitou identificar os principais aspectos que levaram as pessoas a realizar a doação de sangue na FH, bem como compreender quais são as estratégias mais eficazes para captar doadores e assim melhorar os estoques de sangue. Os resultados demonstraram que a motivação vai além da necessidade puramente médica. Ela é impulsionada por uma mistura de motivações altruístas, senso de responsabilidade e o desejo de criar um impacto positivo e duradouro na vida de outras pessoas. Identificou-se a oportunidade de aprofundar os estudos para aplicação de técnicas de marketing social que venham a contribuir no relacionamento com o doador e encontrar soluções que potencializem o processo de fidelização dos doadores. Trabalhos futuros poderão explorar ações de comunicação, sobretudo nas Mídias Sociais, que incentivem doadores a comunicar atos de doação, servindo, portanto, de estímulo para que outros adotem comportamento similar.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools