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Vol. 44. Issue S2.
Pages S595-S596 (October 2022)
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Vol. 44. Issue S2.
Pages S595-S596 (October 2022)
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A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO VIDA EDUCA PARA OS PACIENTES EM TRATAMENTO HEMATOLÓGICO NA FUNDAÇÃO CENTRO DE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA DO PARÁ
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JKCE Cunha, CSMD Santos, VSM Ferreira
Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), Belém, PA, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Objetivos

Consiste em desenvolver um diálogo com as instituições de ensino, nas quais os usuários hematológicos, em idade escolar, encontram-se inseridos, para favorecer o desenvolvimento integral e a qualidade de vida dessa demanda;Proporcionar o diálogo com as instituições de ensino para o favorecimento do desenvolvimento integral e da qualidade de vida da demanda;Contribuir para a disseminação das informações sobre as patologias hematológicas;Auxiliar na prevenção e identificação de demandas sociais, culturais e educacionais;Favorecer os processos de ensino, aprendizagem e manutenção do processo educacional dos educandos, em tratamento de saúde;Estimular a interação entre a rede de serviços e demais envolvidos nos processos (HEMOCENTRO, ESCOLA, FAMÍLIA E PACIENTE);Apoiar o desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências desses pacientes/educandos.

Material e método

As visitas são realizadas após a avaliação sociopsicopedagógica das demandas apresentadas pelos usuários da mesma Fundação, como também, após a avaliação e encaminhamento da equipe multidisciplinar dessa Fundação. Posteriormente a essas avaliações, são realizados contatos com os responsáveis dos usuários e com as instituições de ensino para a confirmação das visitas e proceder com palestras e diálogos. Para atingir os objetivos, procedemos com as seguintes ações: atendimentos e acompanhamentos multidisciplinares aos usuários e familiares; visitas institucionais aos estabelecimentos de ensino; palestras educativas nos espaços escolares e contato e parcerias com a rede de serviços. Desde a implantação desse Projeto, no ano de 2011, até o ano de 2022, tivemos 154 escolas visitadas, 4.536 profissionais da comunidade escolar capacitados, 154 famílias e pacientes atendidos, favorecendo, dessa forma, uma maior disseminação das informações e orientações sobre as patologias hematológicas, proporcionando, dessa forma, mais conhecimentos, diálogos e interações entre todos os envolvidos nos processos. Para monitoramento, após cada ação do Projeto, aplicamos um instrumental de avaliação.

Discussão

O Projeto Vida Educa surgiu da necessidade de enfrentamento das diversas problemáticas apresentadas pelos pacientes. Muitas dessas problemáticas estavam relacionadas à falta de informação sobre as patologias hematológicas, sobre as especificidades de tratamento e acompanhamento desses pacientes/educandos. Com a implementação e execução do Projeto, tivemos de 90 a 100% dessas demandas solucionadas, sendo que a meta proposta é de 80%, considerando as limitações humanas e materiais impostos aos processos de execução do trabalho. Outras problemáticas vinham do âmbito escolar e traziam impacto para a qualidade de vida desses pacientes. Através do Projeto Vida Educa, com as trocas institucionais, cada instituição passou a conhecer melhor os serviços e auxiliar para o trabalho de cada uma. Dessa forma, a Fundação Hemopa passou a conhecer melhor o espaço escolar (onde os nossos pacientes passam uma boa parte do seu tempo), e, dessa forma, contribuir com orientações e informações para favorecer a qualidade de vida dos seus usuários.

Conclusão

Conclui-se que, o presente trabalho vem contribuindo e impactando, de forma efetiva, para o favorecimento do desenvolvimento integral e para a qualidade de vida dos pacientes hematológicos, em idade escolar. Dando resolução de 90 a 100% das demandas apresentadas pelos mesmos, superando, dessa forma, a meta proposta.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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