
Consiste em desenvolver um diálogo com as instituições de ensino, nas quais os usuários hematológicos, em idade escolar, encontram-se inseridos, para favorecer o desenvolvimento integral e a qualidade de vida dessa demanda;Proporcionar o diálogo com as instituições de ensino para o favorecimento do desenvolvimento integral e da qualidade de vida da demanda;Contribuir para a disseminação das informações sobre as patologias hematológicas;Auxiliar na prevenção e identificação de demandas sociais, culturais e educacionais;Favorecer os processos de ensino, aprendizagem e manutenção do processo educacional dos educandos, em tratamento de saúde;Estimular a interação entre a rede de serviços e demais envolvidos nos processos (HEMOCENTRO, ESCOLA, FAMÍLIA E PACIENTE);Apoiar o desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências desses pacientes/educandos.
Material e métodoAs visitas são realizadas após a avaliação sociopsicopedagógica das demandas apresentadas pelos usuários da mesma Fundação, como também, após a avaliação e encaminhamento da equipe multidisciplinar dessa Fundação. Posteriormente a essas avaliações, são realizados contatos com os responsáveis dos usuários e com as instituições de ensino para a confirmação das visitas e proceder com palestras e diálogos. Para atingir os objetivos, procedemos com as seguintes ações: atendimentos e acompanhamentos multidisciplinares aos usuários e familiares; visitas institucionais aos estabelecimentos de ensino; palestras educativas nos espaços escolares e contato e parcerias com a rede de serviços. Desde a implantação desse Projeto, no ano de 2011, até o ano de 2022, tivemos 154 escolas visitadas, 4.536 profissionais da comunidade escolar capacitados, 154 famílias e pacientes atendidos, favorecendo, dessa forma, uma maior disseminação das informações e orientações sobre as patologias hematológicas, proporcionando, dessa forma, mais conhecimentos, diálogos e interações entre todos os envolvidos nos processos. Para monitoramento, após cada ação do Projeto, aplicamos um instrumental de avaliação.
DiscussãoO Projeto Vida Educa surgiu da necessidade de enfrentamento das diversas problemáticas apresentadas pelos pacientes. Muitas dessas problemáticas estavam relacionadas à falta de informação sobre as patologias hematológicas, sobre as especificidades de tratamento e acompanhamento desses pacientes/educandos. Com a implementação e execução do Projeto, tivemos de 90 a 100% dessas demandas solucionadas, sendo que a meta proposta é de 80%, considerando as limitações humanas e materiais impostos aos processos de execução do trabalho. Outras problemáticas vinham do âmbito escolar e traziam impacto para a qualidade de vida desses pacientes. Através do Projeto Vida Educa, com as trocas institucionais, cada instituição passou a conhecer melhor os serviços e auxiliar para o trabalho de cada uma. Dessa forma, a Fundação Hemopa passou a conhecer melhor o espaço escolar (onde os nossos pacientes passam uma boa parte do seu tempo), e, dessa forma, contribuir com orientações e informações para favorecer a qualidade de vida dos seus usuários.
ConclusãoConclui-se que, o presente trabalho vem contribuindo e impactando, de forma efetiva, para o favorecimento do desenvolvimento integral e para a qualidade de vida dos pacientes hematológicos, em idade escolar. Dando resolução de 90 a 100% das demandas apresentadas pelos mesmos, superando, dessa forma, a meta proposta.