Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 37
Acesso de texto completo
RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA LOGÍSTICA CENTRALIZADA EM UM GRUPO DE BANCOS DE SANGUE
Visitas
27
BH Lopesa, CA Alvesa, EF Carvalhob
a Grupo GSH Participações, São Paulo, SP, Brasil
b Grupo GSH Participações, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A gestão eficiente de recursos com base em informações precisas e em tempo real tornou-se essencial para a sustentabilidade operacional no setor de saúde. Ultimamente, o setor tem enfrentado diversos desafios, como a variação cambial, mudanças no perfil dos pacientes, transformações nos hospitais e operadoras de planos de saúde. Esses impactos não são exclusivos da saúde — outras áreas também vêm sendo pressionadas, com destaque para o setor de transportes, que é estratégico para o funcionamento de diversas cadeias produtivas, inclusive a da saúde. Com toda a cadeia sob pressão, os repasses de reajustes muitas vezes não acompanham os aumentos de custos efetivamente absorvidos, o que exige a adoção de novas estratégias. Nesse contexto, os custos com transporte devem estar mais alinhados à eficácia do que à mera eficiência operacional.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é demonstrar os ganhos operacionais e financeiros de um departamento logístico em um grupo de hemoterapia.

Material e métodos

Este estudo foi realizado utilizando Indicadores históricos da área de Logística; resultados operacionais e financeiro dos últimos 3 anos.

Resultados

Embora o investimento na estruturação de um departamento de logística, na contratação de sistemas e na atualização de processos seja significativo, dependendo do porte da empresa, ele pode representar a chave para a sustentabilidade operacional do negócio, além de proporcionar maior controle sobre os serviços de transporte. É fundamental destacar também os benefícios operacionais, especialmente para a área técnica, que deixa de estar diretamente envolvida em atividades relacionadas à contratação de serviços logísticos.

Discussão e conclusão

A gestão desta mudança partiu da primeira necessidade fundamental na área de transportes. Quais informações são necessárias para sermos eficazes e como conseguimos ter acesso a elas no menor tempo possível? Notamos que era preciso sistematizar as informações. A primeira barreira encontrada foi a disponibilidade de sistemas para este fim específico, isso porque o setor carece de tecnologia para essa dinâmica. Com base na vivência dos participantes em logística, definimos que a melhor opção seria a contratação de um sistema TMS (Transportation Management System) para cadastramento de todos os nossos parceiros, suas tabelas e acordos comerciais. Estes sistemas são voltados para transportadoras e oferecem recursos para a gestão completa de fretes, mas nossa necessidade seria utilizar somente a parte de controle de pedidos e descartar os demais. O segundo desafio foi definir como faríamos essa informação chegar corretamente até o setor de logística e alimentar um fluxo entre todos os envolvidos. A solução foi a contratação de um sistema Help Desk de fácil personalização onde deixamos exclusivo para a área. Com essa sistematização, foi possível definir e acompanhar indicadores de SLA, mitigar transportes desnecessários, obter acesso imediato a informações e comportamentos. Como resultado, foi possível reduzir de 35% dos custos destes parceiros. A redução de desperdícios possibilitou suprimir a estrutura necessária das transportadoras e aumentar o valor do ticket médio pago por transporte realizado, tornando mais sustentável toda a cadeia.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas