HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA transfusão (TX) de hemocomponentes (HC) é um procedimento complexo e que depende da eliminação de falhas evitáveis durante a prática assistencial para a adequada segurança, porém, a incidência dessas denota a falta de cumprimento ou desconhecimento das normas vigentes pelos profissionais de saúde (1). Dessa forma, deve-se investir em ações educativas sobre os procedimentos hemoterápicos para os profissionais envolvidos nas etapas da transfusão (2).
ObjetivosColaborar com o processo educativo de construção de conhecimento em saúde.
Material e métodosO estudo apresentará brevemente o roteiro do curso "Transfusão de Hemocomponentes", oferecido pela FHB em cooperação com Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, na modalidade virtual e assíncrono.
ResultadosO roteiro do curso foi idealizado em sentido cronológico para a TX, abordando o conteúdo básico necessário para a adequada assistência hemoterápica e a segurança do paciente, abordando todas as etapas da TX desde a captação de doadores até as ações de hemovigilância, perpassando pela produção e distribuição do HC, indicações de TX, fluxos para solicitação de TX e o ato transfusional. O conteúdo do curso associou videoaulas, exercícios, fóruns, simulação de procedimentos, discussão de casos clínicos e material para leitura. Essa estratégia de ensino buscou agregar vários recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao curso, as quais, incorporados às ações educativas, agregam potencialidades significativas para o aprendizado (3, 4). Análises preliminares indicam elevado grau de satisfação dos participantes com a estratégia utilizada e com o conteúdo apresentado, com vastos elogios às videoaulas, à simulação de transfusão e ao exercício de simulação de TX e críticas pontuais à utilização de fóruns. A estratégia de associar aula expositiva, vídeo de simulação do ato transfusional e exercício que simula as tomadas de decisão do profissional visa abordar o mesmo conteúdo através de ferramentas diversas, esclarecendo-o e fixando-o, para evitar desvios relacionados ao ato transfusional.
Discussão e conclusãoResultados preliminares indicam elevado nível de satisfação com o curso, o qual terá a primeira turma encerrada e será suspenso para avaliação da satisfação, ajustes necessários e reabertura de nova turma, visando a educação permanente em saúde, a redução de condutas inadequadas na prática hemoterápica, o incremento de conhecimentos hemoterápicos e a melhoria da segurança do transfusional.
Referências:
Rambo CAM, et al. Segurança do paciente no ato transfusional: revisão integrativa. Rev Enferm Atenção Saúde. Santa Maria. v. 12, n. 3. 2023.
Al-Riyami AZ, et al. E-learning/online education in transfusion medicine: A cross- sectional international survey. Transfusion Medicine, v. 32, n. 6, p. 499-504, 2022.
Vidal OF, Mercado LPL. Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ., v. 20, n. 65, p. 722-749, 2020.
Vaena MMV, Alves LA. Assessment of the knowledge and perceptions of Brazilian medical residents on transfusion medicine. Hematology, Transfusion and Cell Therapy, v. 41, n. 1, p. 37-43, 2019.




