HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosO transplante de medula óssea (TMO) consiste em um procedimento terapêutico complexo amplamente utilizado como tratamento de condições hematológicas, oncológicas e imunológicas. Trata-se da infusão intravenosa de células-tronco com potencial de reconstituição da medula óssea e consequente restauração da produção de células sanguíneas. Os cuidados de enfermagem ao paciente submetido ao TMO é complexo e exige nível elevado de competência. O sucesso do transplante é muito influenciado pelo cuidado de enfermagem durante todo o procedimento, cabendo ao enfermeiro individualizar essa tarefa de cuidar, em todas as fases do transplante.
ObjetivosAnalisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem realizados ao paciente submetido ao transplante de medula óssea.
Material e métodosEstudo de revisão integrativa. A questão norteadora foi elaborada por meio da estratégia PICo (problema/população; intervenção/fenômeno de interesse; contexto). A seguinte estrutura foi considerada: P- Paciente onco-hematológico submetidos a TMO; I- Cuidados de enfermagem; Co- Serviços de saúde. Assim, construiu-se a seguinte questão norteadora: “Quais são os cuidados de enfermagem prestados ao paciente submetido ao transplante de medula óssea nos serviços de saúde?” "O recorte temporal dos artigos foi realizado no período de cinco anos (2020-2024), nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram usados como fontes de informação: BDENF, LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO. Os descritores (cuidados de enfermagem, transplante de medula óssea) foram delimitados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e utilizou-se o operador booleano “AND” nas estratégias de busca em cada base de dados elencadas. Os artigos foram selecionados no período de novembro a dezembro de 2024. Os dados foram analisados pelo software Rayyan Systems.
ResultadosAo todo foram encontrados 299 artigos. Destes, 255 foram excluídos após a leitura do título,18 após a leitura do resumo,12 não estavam disponíveis para leitura na íntegra, dois não investigaram cuidados de enfermagem, um foi excluido por duplicidade, sendo selecionados 11 para o estudo. Foi usado o fluxograma PRISMA para ilustrar a seleção dos artigos. Verificou-se que os principais temas abordados foram: Cuidados de Enfermagem durante o transplante; Educação em saúde e Promoção de práticas de autocuidado (melhorar a qualidade de vida através do ensino de estratégias de promoção da saúde) e Intervenções em Ansiedade e Depressão (intervenções baseadas em artes criativas podem ser benéficas para ansiedade, depressão e problemas de sono).
DiscussãoO profissional enfermeiro deve possuir habilidades técnico-científicas para atuar frente ao transplante de medula óssea, de modo a prevenir e identificar previamente as complicações deste procedimento, de modo a ofertar um cuidado qualificado. O direcionamento do cuidado do enfermeiro deve ser não apenas ao paciente submetido ao transplante, mas também à sua família e cuidadores, tem se mostrado uma ferramenta estratégica promissora. Estes cuidados envolvem ações de educação em saúde, terapias complementares e atividades de promoção do bem-estar e de qualidade de vida.
ConclusãoAs intervenções de enfermagem são alicerçadas em evidências científicas, em práticas integrativas e complementares, em busca do bem-estar em todos os aspectos: físico, social e familiar, emocional, funcional e preocupações adicionais do paciente.




