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Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 193
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CONSTRUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA DIGITAL SOBRE HEMOTERAPIA COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HEMOCENTRO BRASILEIRO
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CSM Motaa, WJ Silvaa, BKS Oliveiraa, GS Cândidoa, LCR Amorima, ALS Limaa, PTH Silvab, REA Silvaa, MG Carneirob, TMR Guimarãesa
a Universidade de Pernambuco (UPE); Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Recife, PE, Brasil
b Universidade de Pernambuco(UPE), Recife, PE, Brasil
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Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

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Introdução

O papel do enfermeiro na hemoterapia é fundamental para garantir a segurança e a eficácia transfusional, proporcionando aos doadores e receptores de sangue, produtos com qualidade, minimizando os riscos à saúde dos mesmos. Para isso, é essencial que esteja devidamente capacitado e possua amplo conhecimento sobre essa prática, assegurando que o processo seja conduzido de forma segura e eficiente.

Objetivos

Descrever a construção de uma cartilha educativa digital sobre hemoterapia com uso de inteligência artificial para equipe de enfermagem de um hemocentro brasileiro.

Material e métodos

Estudo metodológico, com enfoque no desenvolvimento de uma cartilha educativa para profissionais de enfermagem. O referencial teórico seguido consistiu na elaboração do projeto de desenvolvimento, diagnóstico situacional, levantamento bibliográfico, elaboração e validação do material educativo. O diagnóstico situacional foi realizado baseado no estudo “Conhecimento da Equipe de Enfermagem sobre Terapia Transfusional num Hemocentro do Nordeste Brasileiro (2024)”, que identificou déficit de conhecimento sobre o tema (normas técnicas, conceito de reação transfusional, tempo de gotejamento na hemotransfusão, cuidados peritransfusionais e verificação dos sinais vitais do paciente, sistemas sanguíneos que mais provocam reação, o tempo que pode ocorrer reação imediata (pergunta de menor acerto 7%), reações imunológicas e não imunológicas e o Sistema NOTIVISA). O conteúdo textual da cartilha foi escrito no Microsoft Word e transferido para o Microsoft Copilot, onde foram dados os comandos como: “crie um pôster ilustrativo sobre o tema de hemoterapia utilizando elementos gráficos”, após isso foram adicionados o texto e as imagens. Para a finalização da cartilha, foi usado o Power Point com o objetivo de integrar o texto e as imagens, em seguida, o arquivo foi convertido para PDF, possibilitando a geração de um QR code. Dessa forma, as equipes de enfermagem do hospital poderão acessar facilmente o material. A validação por especialistas será realizada posteriormente. Não foi necessário submeter o projeto ao Comitê de Ética por se tratar de estudo metodológico com uso de dados secundários. A pesquisa foi realizada de março a agosto de 2025.

Resultados

A versão final da cartilha foi composta por 20 páginas, incluindo capa, ficha catalográfica, sumário, apresentação, conteúdo, bibliografia e informações de contato; tamanho A4 (21 × 29,7), intitulada Cartilha sobre Hemoterapia. Os tópicos abordados foram: 1. Compatibilidade Sanguínea; 2. Profissionais aptos a administrar os hemocomponentes; 3. Norma sobre Enfermagem em hemoterapia; 4. O que são Hemocomponentes; 5. Concentrado de Hemácias; 6. Concentrado de Plaquetas; 7. Plasma; 8. Crioprecipitado; 9. Verificação dos Sinais Vitais; 10. Reações Transfusionais; 11. Sistemas sanguíneos que mais provocam reações transfusionais; 12. Notificação de Reação Transfusional.

Discussão e conclusão

Este estudo construiu uma cartilha educativa digital sobre hemoterapia para consulta e capacitação da equipe de enfermagem de um hemocentro brasileiro. A cartilha foi disponibilizada através de QR code e também online para os funcionários do hospital. Essa facilidade de acesso contribui para melhoria da assistencia e segurança transfusional.

Texto Completo

Referências:

Andrade IAF, et al. Construção e validação de instrumento de consulta de enfermagem para pessoas com hemofilia. Cogitare Enferm [Internet]. 2021;26:e74467.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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