Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1176 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1176 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE NA TRIAGEM DO DOADOR DE SANGUE E O IMPACTO NA PRODUÇÃO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE
Visitas
327
KKN Santana, JDSF Gabriel, AR Leal, CHC Costa
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Um sistema de gestão da qualidade está direcionado à eficácia dos serviços prestados e, novas e emergentes tecnologias podem ter um impacto significativo em termos clínicos, econômicos ou orçamentários. Sendo assim, objetiva-se analisar o impacto na geração de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) associado à incorporação de um dispositivo não invasivo multiparamétrico (TensorTip Não-invasivo VSM) na triagem clínica e hematológica do candidato a doação de sangue.

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo descritivo, de caráter quantitativo, realizado em um instituto estadual de hematologia e hemoterapia localizado no município do Rio de Janeiro. Com a finalidade de verificar a redução de resíduos gerados após a integração do dispositivo multiparamétrico, no segundo semestre de 2022, foi realizada a verificação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) disponíveis em site institucional para identificar os resíduos gerados antes e após a introdução da nova tecnologia e, posteriormente, realizada a pesagem dos materiais que deixaram de ser utilizados, por meio de uma balança analítica de sensibilidade 0,0001 g. Com o propósito de determinar a redução na produção de resíduos após modificação no processo de triagem de doadores, foi analisado o ano de 2023, verificando-se o número total de indivíduos triados no período. Para fins de cálculo, a massa da caixa coletora de resíduo perfurocortante não foi considerada, por não ser possível dimensionar o quantitativo diário utilizado na triagem.

Resultados

Foram identificados dois POPs associados ao processo de triagem de doadores. A partir dos POPs relacionados ao processo de triagem de doadores, o POP anterior à introdução da nova tecnologia identificou os seguintes resíduos gerados: almotolia vazia, microcuveta, algodão, gaze e lanceta. O uso de luvas foi considerado para análise, tendo em vista a Norma Regulamentadora (NR) nº 6 - Equipamento de Proteção Individual. Por sua vez, o POP atualizado após a introdução do aparelho multiparamétrico evidenciou a exclusão dos seguintes materiais do processo de triagem: um par de luvas, uma lanceta e uma microcuveta. As pesagens dos materiais excluídos do processo registraram as seguintes massas: par de luvas (10,3137 g), lanceta (1,8608 g), e microcuveta (0,7676 g). Dessa forma, constatou-se uma redução de 12,9421 g de resíduos por doador triado. Tendo em vista que, em 2023, houve 104.085 candidatos à doação triados e, considerando a utilização dos materiais descritos acima, foi evidenciada uma redução de 1.347,0785 Kg de resíduos infectantes (grupo A) e perfurocortantes (grupo E). Se estimada a mesma quantidade de triagens por cinco anos, deixaria de se produzir 6.735,3923 Kg de resíduos do grupo A/E.

Discussão

Após a análise de estudo correlato, publicado por Matos e Delamain, em 2022, foi possível observar redução semelhante, de aproximadamente 15,17 g de resíduos por doador.

Conclusão

O gerenciamento dos RSS deve ser implantado com o objetivo de reduzir a produção, bem como, garantir o encaminhamento seguro até a destinação final. Diante disso, a utilização de novos dispositivos em saúde contribui positivamente na gestão dos resíduos. O impacto observado na produção dos RSS do grupo A/E, corrobora para a proteção do meio ambiente reduzindo, ainda, a exposição ocupacional aos resíduos infectantes.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas