
Um sistema de gestão da qualidade está direcionado à eficácia dos serviços prestados e, novas e emergentes tecnologias podem ter um impacto significativo em termos clínicos, econômicos ou orçamentários. Sendo assim, objetiva-se analisar o impacto na geração de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) associado à incorporação de um dispositivo não invasivo multiparamétrico (TensorTip Não-invasivo VSM) na triagem clínica e hematológica do candidato a doação de sangue.
Materiais e métodosTrata-se de um estudo descritivo, de caráter quantitativo, realizado em um instituto estadual de hematologia e hemoterapia localizado no município do Rio de Janeiro. Com a finalidade de verificar a redução de resíduos gerados após a integração do dispositivo multiparamétrico, no segundo semestre de 2022, foi realizada a verificação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) disponíveis em site institucional para identificar os resíduos gerados antes e após a introdução da nova tecnologia e, posteriormente, realizada a pesagem dos materiais que deixaram de ser utilizados, por meio de uma balança analítica de sensibilidade 0,0001 g. Com o propósito de determinar a redução na produção de resíduos após modificação no processo de triagem de doadores, foi analisado o ano de 2023, verificando-se o número total de indivíduos triados no período. Para fins de cálculo, a massa da caixa coletora de resíduo perfurocortante não foi considerada, por não ser possível dimensionar o quantitativo diário utilizado na triagem.
ResultadosForam identificados dois POPs associados ao processo de triagem de doadores. A partir dos POPs relacionados ao processo de triagem de doadores, o POP anterior à introdução da nova tecnologia identificou os seguintes resíduos gerados: almotolia vazia, microcuveta, algodão, gaze e lanceta. O uso de luvas foi considerado para análise, tendo em vista a Norma Regulamentadora (NR) nº 6 - Equipamento de Proteção Individual. Por sua vez, o POP atualizado após a introdução do aparelho multiparamétrico evidenciou a exclusão dos seguintes materiais do processo de triagem: um par de luvas, uma lanceta e uma microcuveta. As pesagens dos materiais excluídos do processo registraram as seguintes massas: par de luvas (10,3137 g), lanceta (1,8608 g), e microcuveta (0,7676 g). Dessa forma, constatou-se uma redução de 12,9421 g de resíduos por doador triado. Tendo em vista que, em 2023, houve 104.085 candidatos à doação triados e, considerando a utilização dos materiais descritos acima, foi evidenciada uma redução de 1.347,0785 Kg de resíduos infectantes (grupo A) e perfurocortantes (grupo E). Se estimada a mesma quantidade de triagens por cinco anos, deixaria de se produzir 6.735,3923 Kg de resíduos do grupo A/E.
DiscussãoApós a análise de estudo correlato, publicado por Matos e Delamain, em 2022, foi possível observar redução semelhante, de aproximadamente 15,17 g de resíduos por doador.
ConclusãoO gerenciamento dos RSS deve ser implantado com o objetivo de reduzir a produção, bem como, garantir o encaminhamento seguro até a destinação final. Diante disso, a utilização de novos dispositivos em saúde contribui positivamente na gestão dos resíduos. O impacto observado na produção dos RSS do grupo A/E, corrobora para a proteção do meio ambiente reduzindo, ainda, a exposição ocupacional aos resíduos infectantes.