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Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1051 (outubro 2024)
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HEMO 2024
Páginas S1051 (outubro 2024)
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TECNOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
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AMR Pinheiroa, KMC Alburquerqueb, AKA Arcanjob, DS Oliveirab, MTDM Parenteb
a Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
b Centro Universitário INTA (UNINTA), Sobral, CE, Brasil
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Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

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Objetivos

Apresentar uma técnica de ensino de maneira lúdica aplicada aos alunos da graduação no ensino superior de medicina, aumentando a habilidade em interpretar hemogramas.

Material e métodos

Relato de experiencia de técnicas utilizada na prática clínica com alunos em sala de aula, seguido de revisão na literatura sobre técnicas de ensino no ensino superior em saúde.

Resultados

Visando aumentar o conhecimento dos alunos da graduação em medicina em interpretar o hemograma, que é um exame amplamente utilizado em todos as especialidades médicas, foi pensado em algo lúdico como metodologia ativa. Inicialmente uma aula é exposta embasando o aluno em todo o conteúdo e retratando o exame normal, bem como as alterações encontradas em patologias específicas hematológicas e reacionais a outras patologias. Em outro momento os alunos são instigados a participar de uma gincana, onde são selecionados cinco estações sinalizadas por cores: roxa, vermelha, amarela verde e azul. Em cada estação são colocadas três hemogramas com abordagens variadas e com perguntas específicas, dispostas a frente em mesas sinalizadas pelas cores. O aluno com uma folha de resposta a mão, é sorteado com uma bolinha com a cor da estação, e em seguida diante da estação em que foi sorteado, inicia a interpretação dos hemogramas, tendo dois minutos cronometrados para cada hemograma. Ao fianal todos os alunos são encaminhados para outra sala de aula onde a professora discute os hemogramas e tira as dúvidas.

Discussão

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) incentivam transformações no modelo de ensino tradicional em novo modelo que motive os futuros profissionais a serem estimulados em um espírito crítico e reflexivo e com habilidade para resolução de problemas no contexto clínico. Essa preocupação é antiga e já foi pensado por doutores no assunto com Paulo Freire e Franco que apontavam a necessidade de uma aprendizagem significativa onde os sujeitos deveriam encontrar possibilidades para desenvolver uma capacidade crítico-reflexiva. A oportunidade de conhecer exames reais possibilita o conhecimento das especificidades das patologias, aumentando o conhecimento do aluno e tendo outro método de aprendizado que não seja puramente expositivo.

Conclusão

O método de ensino em forma de gincana trouxe aos alunos a possibilidade de foco em um exame amplamente utilizado na prática clínica e o feedback dos alunos foi positivo tanto no método utilizado como nos resultados obtidos nos exames avaliativos.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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