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Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1051-S1052 (outubro 2024)
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HEMO 2024
Páginas S1051-S1052 (outubro 2024)
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A IMPORTÂNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA FACULDADE DE MEDICINA QUE UTILIZA METODOLOGIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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JVS Valadares, MLB Neto, CDC Lima, BJP Rabello, ACJ Costa, VLF Santos, HCL Filho, SC Oliveira, DD Barros, NBA Miranda
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil
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Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

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Objetivo

Descrever a importância da liga acadêmica de hematologia e hemoterapia para complementar a formação de estudantes de medicina de metodologia ativa.

Relato de experiência

A metodologia PBL (“Problem-Based Learning”), adotada por muitas faculdades de medicina no Brasil, é uma forma de ensino-aprendizagem ativa, em que a construção do conhecimento ocorre centrada no estudante. Os conteúdos ofertados na área da hematologia e hemoterapia estão concentrados em poucos módulos temáticos. O estudante é colocado para buscar informações acerca de áreas tão complexas como a hematologia e a hemoterapia, em um curto período, acarretando prejuízos na aprendizagem. Isso dificulta tanto a fixação de conhecimentos teóricos, quanto a experiência prática nessas áreas da medicina. Nessa perspectiva, a liga acadêmica torna-se um colaborador importante na complementação da formação do estudante. A partir da fomentação de conferências abordando diversos conteúdos em hematologia e hemoterapia, de estágios extracurriculares supervisionados por médico hematologista e capacitações, o estudante consegue adquirir o embasamento necessário para uma formação mais qualificada. As conferências são ministradas por especialistas convidados, em formato assíncrono ou síncrono, e têm como temática uma patologia hematológica. Por sua vez, os estágios extracurriculares voluntários possibilitam que os ligantes acompanhem a orientadora da liga, uma hematologista, na prática clínica em um hospital geral de referência. Isso permite que os discentes recebam fundamentação teórica acerca de fisiopatologia, quadro clínico, semiologia e tratamento de diversas doenças hematológicas e procedimentos em hemoterapia.

Discussão

As contribuições ofertadas por uma liga acadêmica são importantes para a ampliação do conhecimento e para a vivência acadêmica dos estudantes em uma graduação tão complexa e diversa como a medicina. Além disso, a tendência de um perfil de aluno mais proativo na busca do saber enaltece a importância que as ativadas extracurriculares promovidas por ligas acadêmicas possuem. Em se tratando do PBL, a liga acadêmica de hematologia e hemoterapia fornece valiosas informações e experiências para preencher muitas lacunas na construção do conhecimento, as quais não são ofertadas aos estudantes desse método pelas atividades curriculares, como acontece no modelo tradicional. A partir do envolvimento com a liga de hematologia e hemoterapia, o estudante apreende e fixa melhor o conteúdo aprendido durante as exposições teóricas e o acompanhamento prático do serviço hematológico, principalmente a respeito de patologias muito prevalentes nessa área, como anemias, leucemias, linfomas e trombocitopenias. Vale ressaltar que são conteúdos relevantes não só para o médico hematologista, como também para o médico generalista.

Conclusão

Assim, o componente extracurricular desenvolvido pelas ligas acadêmicas possui relevância notória no ensino-aprendizagem nas faculdades que adotam a metodologia ativa de ensino, uma vez que complementam a grade curricular obrigatória. Para além disso, a vivência orientada da rotina hematológica nos serviços de saúde é substrato indispensável para qualificar a formação dos estudantes, os quais serão futuros trabalhadores de saúde.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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