
Descrever a importância da liga acadêmica de hematologia e hemoterapia para complementar a formação de estudantes de medicina de metodologia ativa.
Relato de experiênciaA metodologia PBL (“Problem-Based Learning”), adotada por muitas faculdades de medicina no Brasil, é uma forma de ensino-aprendizagem ativa, em que a construção do conhecimento ocorre centrada no estudante. Os conteúdos ofertados na área da hematologia e hemoterapia estão concentrados em poucos módulos temáticos. O estudante é colocado para buscar informações acerca de áreas tão complexas como a hematologia e a hemoterapia, em um curto período, acarretando prejuízos na aprendizagem. Isso dificulta tanto a fixação de conhecimentos teóricos, quanto a experiência prática nessas áreas da medicina. Nessa perspectiva, a liga acadêmica torna-se um colaborador importante na complementação da formação do estudante. A partir da fomentação de conferências abordando diversos conteúdos em hematologia e hemoterapia, de estágios extracurriculares supervisionados por médico hematologista e capacitações, o estudante consegue adquirir o embasamento necessário para uma formação mais qualificada. As conferências são ministradas por especialistas convidados, em formato assíncrono ou síncrono, e têm como temática uma patologia hematológica. Por sua vez, os estágios extracurriculares voluntários possibilitam que os ligantes acompanhem a orientadora da liga, uma hematologista, na prática clínica em um hospital geral de referência. Isso permite que os discentes recebam fundamentação teórica acerca de fisiopatologia, quadro clínico, semiologia e tratamento de diversas doenças hematológicas e procedimentos em hemoterapia.
DiscussãoAs contribuições ofertadas por uma liga acadêmica são importantes para a ampliação do conhecimento e para a vivência acadêmica dos estudantes em uma graduação tão complexa e diversa como a medicina. Além disso, a tendência de um perfil de aluno mais proativo na busca do saber enaltece a importância que as ativadas extracurriculares promovidas por ligas acadêmicas possuem. Em se tratando do PBL, a liga acadêmica de hematologia e hemoterapia fornece valiosas informações e experiências para preencher muitas lacunas na construção do conhecimento, as quais não são ofertadas aos estudantes desse método pelas atividades curriculares, como acontece no modelo tradicional. A partir do envolvimento com a liga de hematologia e hemoterapia, o estudante apreende e fixa melhor o conteúdo aprendido durante as exposições teóricas e o acompanhamento prático do serviço hematológico, principalmente a respeito de patologias muito prevalentes nessa área, como anemias, leucemias, linfomas e trombocitopenias. Vale ressaltar que são conteúdos relevantes não só para o médico hematologista, como também para o médico generalista.
ConclusãoAssim, o componente extracurricular desenvolvido pelas ligas acadêmicas possui relevância notória no ensino-aprendizagem nas faculdades que adotam a metodologia ativa de ensino, uma vez que complementam a grade curricular obrigatória. Para além disso, a vivência orientada da rotina hematológica nos serviços de saúde é substrato indispensável para qualificar a formação dos estudantes, os quais serão futuros trabalhadores de saúde.