
Descrever o tempo resposta para o início dos procedimentos de plasmafésere para suspeitas de pacientes com diagnósticos de PTT.
Material e métodoEstudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. Realizado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, entre o período de janeiro de 2020 a julho de 2022. Os dados exibidos foram extraídos a partir dos registros preenchidos em cada sessão realizada e tabulados em gráficos de Excel.
ResultadosForam realizados 1.704 procedimentos no período do estudo destes 261 constituíram para pacientes com suspeita de púrpura trombocitopênica trombótica (PTT). A plasmaférese terapêutica (TPE) trata-se de um procedimento hemoterápico invasivo definido como a remoção do plasma do paciente e, por conseguinte do anticorpo anti-ADAMTS13, o líquido de reposição utilizado é o plasma de um doador saudável. No centro onde foi realizado o estudo é feita a troca de 1.5 volemias nas primeiras três sessões, e após 1.0 volemia até se atingir os níveis hematimétricos adequados. O serviço tem uma média de 4h de tempo resposta após o recebimento da solicitação do procedimento para iniciar a plasmafésere. Alguns casos não foram possíveis realizar coleta para o exame do anti-ADAMTS13 para confirmação diagnostica.
DiscussãoA plasmaférese, que consiste na troca de plasma através de uma máquina, deve ser iniciada com urgência de quatro a seis horas após a suspeita de PTT, tempo estabelecido pela instituição. Devido ao quadro de trombos na microcirculação, tem instalação de caráter agudo, sendo caracterizada como uma emergência hematológica que requer diagnóstico e instituição de tratamento rápidos. Por ser potencialmente fatal quando não tratada, ao suspeitar-se dessa condição, o tratamento deve ser prontamente instituído. De acordo com guideline da ASFA– American Society for Apheresis a plasmafésere é categoria I para o tratamento da PTT.
ConclusãoA PTT é uma doença potencialmente fatal. O diagnóstico precoce está associado a melhores desfechos a curto e longo prazo, especialmente quando se inicia a TPE e a corticoterapia precoce.