
Relatar a experiência de uma equipe multidisciplinar no processo de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no Hemocentro do Rio Grande do Norte e suas estratégias desenvolvidas para garantir uma assistência mais segura.
Material e métodosTrata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no Hemocentro Dalton Cunha do Rio Grande do Norte em parceria com o grupo de extensão Cuidado Seguro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no período de maio a agosto de 2021.
ResultadosApós 10 encontros com equipe multidisciplinar foi construído o Núcleo de Segurança do Paciente, nomeado os membros, e publicado em portaria, além da elaboração do Plano de Segurança do Paciente, e dos procedimentos operacionais padrão (POP).
DiscussãoObservamos que durante todo o processo de construção do núcleo de segurança do paciente (NSP), encontramos perfil pessoas diferentes participando do grupo. Os integrantes com postura proativos colaboraram mais e tiveram melhor desempenho, contribuindo para achados e soluções de possíveis problemas encontrados. O estudo evidenciou também que, embora as dificuldades operacionais encontradas no meio do caminho, ainda assim foi possível implantar o NSP, criar o Plano de Segurança do Paciente, elaborar protocolo de identificação do paciente e normatizar o uso das pulseiras na identificação do paciente no setor da hematologia. Assim, observamos que os profissionais se empenharam e se esforçaram em aprimorar a assistência, os registros e protocolos. Porém, para manter uma assistência segura e livre de danos é necessário além de profissionais comprometidos, a gestão ativa e participação do próprio paciente na prática do seu cuidado. A implementação do NSP vem corroborar com todas as estratégias de gestão de qualidade, melhorando os processos, identificando os riscos, realizando promoção, proteção, mitigando os incidentes e atuando de forma parceira na melhoria da qualidade do serviço de saúde do Hemonorte.
ConclusãoDe acordo com o relato de experiência da implementação do NSP foi observado que o Núcleo de Segurança do Paciente é um setor que tem várias interfaces, permeiam por vários setores, tem o papel de articulador e incentivador de políticas de segurança e gerenciam riscos e ações de qualidade. Nesta perspectiva, é salutar frisar a importância da equipe multidisciplinar envolvida em todo processo de implantação do NSP, cada um com seu olhar holístico contribuindo para melhorar as práticas seguras assistenciais e garantindo um serviço de excelência para toda população.