Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1266 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1266 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
SAÚDE 360: PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DO HEMOCENTRO DO CEARÁ PARA MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE COM HEMOFILIA
Visitas
291
TO Rebouçasa, LEM Carvalhoa, LMS Silvab, FLN Benevidesa, MF Abreub, FG Rodriguesa, CB Barreiraa
a Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), Fortaleza, CE, Brasil
b Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A adesão ao tratamento é definida como o grau de concordância entre o comportamento de uma pessoa e as orientações do profissional da saúde. Estudos sobre adesão ao tratamento de doenças crônicas demonstram que os pacientes que têm uma relação mais empática com os prestadores de cuidados de saúde, são mais propensos a ser congruentes com eles e suas orientações. Segundo a Federação Mundial de Hemofilia (WFH) adesão a profilaxia é a reposição de fator por período de pelo menos 45 semanas por ano de forma ininterrupta. Para isso, o tratamento exige um grau de compromisso do paciente e também da família. Visando fortalecer o vínculo, a qualificação da assistência prestada e a melhoria contínua da experiência do paciente, o Hemocentro do Ceará criou um programa denominado Saúde 360, com estratégias focadas na melhoria contínua da experiência do paciente. O Hemoce possui cerca de 600 pacientes com hemofilia que são acompanhados pela equipe multidisciplinar. Objetivo: descrever práticas e estratégias do programa Saúde 360 e seus impactos na melhoria da experiência do paciente no tratamento de profilaxia do paciente com hemofilia.

Materiais e métodos

Tratase de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Para analisar os dados foi utilizada a plataforma de indicadores do serviço (INDICAH). Realizado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, durante o período de Julho de 2020 a julho 2024. A pesquisa seguiu os preceitos éticos da Resolução nº466/2012 e foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa CAAE:70723823.5.0000.8152.

Resultados

As estratégias utilizadas pela equipe foram: rotina de teleconsultas multidisciplinares, Calendário Cultural Anual, Conteúdos em mídias digitais, Projeto Hemokids, Cartão Fidelidade Profilaxia, Rodas de Conversa mensal com palestras de interesse dos pacientes. Mais recente foi introduzido nas práticas a utilização do escore NPS (Net Promoter Score) que é uma métrica amplamente utilizada para medir a satisfação e lealdade do cliente, e sua aplicação no setor de saúde tem se tornado cada vez mais relevante para avaliar a experiência do paciente promovendo um atendimento mais centrado no paciente e eficiente. Para cada estratégia foi criado um plano de desenvolvimento com o objetivo das ações e possíveis impactos na experiência do paciente. Um dos principais resultados identificados após a implementação do programa foi a melhoria da adesão às consultas médicas eletivas dos pacientes em regime de profilaxia. As medianas no decorrer dos anos foram: 2020 (75,02%),2021 (74,44%),2022 (76,75 %),2023 (84,48%).

Considerações finais

O envolvimento do serviço na manutenção e engajamento do paciente com hemofilia e sua terapia é complexa e repleta de nuances que requerem diretrizes assistenciais com indicadores, e programas focados na melhoria da experiência do paciente. Ainda que o estudo não possa afirmar que os resultados estão diretamente ligados a implementação das estratégias, pode-se perceber sua influência indireta. Compreender a experiência do paciente é fundamental para garantir que os serviços de saúde sejam eficientes e centrados na qualidade dos serviços prestados.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas