
Analisar o uso das mídias sociais para a captação de doadores de sangue.
Objetivos específicosRealizar uma revisão bibliográfica integrativa no período de 2015 a 2022; identificar as mídias sociais mais utilizadas na captação de doadores de sangue; analisar os resultados de cada mídia social na captação de doadores de sangue.
MétodosRevisão integrativa que busca através da pesquisa bibliográfica, conhecimentos, experiências e evidências sobre o tema pesquisado. Como primeira etapa foi elaborada a pergunta norteadora: Qual a efetividade do uso das mídias sociais para a captação de doadores de sangue? A partir desta pergunta foi elaborado o PICO da pesquisa: P: doadores de sangue; I: mídias sociais: C: comparativo entre os tipos de mídias sociais O: o uso das mídias sociais. As palavras chaves utilizadas: efetividade, mídias sociais, doadores de sangue e marketing social. Foram incluídos artigos escritos em inglês, espanhol e português. Pesquisou-se nas plataformas Scielo, Scholar, Google, BVS, Lilacs, Cochrane, Medline e Pubmed.
ResultadosForam 45 artigos selecionados. No Delineamento dos estudos: pesquisa Qualitativa: Relato de experiência 09 e de caso 05; estudo de caso 02; metodológica 02; documental 02; exploratório 01; Revisão Bibliográfica Integrativa 04; pesquisa Quantitativa: 01 Estudo de corte; 08 estudos transversal, 02 Quase Experimental;03 Ensaio Clinico Randomizado, ao total da pesquisa quantitativa de 14 estudos; pesquisa quanti-quali 03; totalizando 42, pois 2 são manuais e não foram contabilizados nem dois artigos originários do mesmo Estudo. Mídias sociais o Faceboock contabilizou 08, o Instagram 03, E-mails 02, WattsApp 03, aplicativos 06, várias mídias 16 e o Marketing social 07.
DiscussãoEsta revisão sugere que um dos aspectos mais importantes para aumentar o número de doadores e por conseguinte ter estoque adequado de hemocomponentes nos hemocentros é aliar o uso das mídias sociais com as estratégias comunicacionais do marketing social e seus temas norteadores: identificação das barreiras e motivações para o ato de doar, valorização social do doador, problematizar aspectos sensíveis do processo de doação, assim como definir claramente o perfil sócio demográfico e cultural da população que se quer alcançar com as atividades educativa-informativas. Aliar esses aspectos do marketing social às características das mídias sociais de ampla difusão, participação ativa, interação e aproximação entre a população e os hemocentros tornam as mídias sociais mais efetivas na captação de doadores. As mídias sociais com melhores resultados são: Facebook®, Instagram® e WhatsApp® que necessariamente deverão utilizar estratégias do marketing social para ter resultados favoráveis na captação de doadores.
ConclusãoSalientamos que as atividades para captação de doadores de sangue que utilizam mídias sociais e estratégias do marketing social devem ser planejadas para apresentarem resultados positivos e efetivos. Das limitações deste estudo entendemos que como a maioria dos estudos são de natureza qualitativa e originários do Brasil podem limitar a aplicação dos resultados em um contexto mais amplo.