Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1266-S1267 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1266-S1267 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
O USO DAS MIDIAS SOCIAIS PARA CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE: REVISÃO INTEGRATIVA 2015 2022
Visitas
209
AR Malaquias, MS Diercks
Escola Grupo Hospitalar Conceição - Mestrado Profissional - Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o SUS (GHC) Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

Analisar o uso das mídias sociais para a captação de doadores de sangue.

Objetivos específicos

Realizar uma revisão bibliográfica integrativa no período de 2015 a 2022; identificar as mídias sociais mais utilizadas na captação de doadores de sangue; analisar os resultados de cada mídia social na captação de doadores de sangue.

Métodos

Revisão integrativa que busca através da pesquisa bibliográfica, conhecimentos, experiências e evidências sobre o tema pesquisado. Como primeira etapa foi elaborada a pergunta norteadora: Qual a efetividade do uso das mídias sociais para a captação de doadores de sangue? A partir desta pergunta foi elaborado o PICO da pesquisa: P: doadores de sangue; I: mídias sociais: C: comparativo entre os tipos de mídias sociais O: o uso das mídias sociais. As palavras chaves utilizadas: efetividade, mídias sociais, doadores de sangue e marketing social. Foram incluídos artigos escritos em inglês, espanhol e português. Pesquisou-se nas plataformas Scielo, Scholar, Google, BVS, Lilacs, Cochrane, Medline e Pubmed.

Resultados

Foram 45 artigos selecionados. No Delineamento dos estudos: pesquisa Qualitativa: Relato de experiência 09 e de caso 05; estudo de caso 02; metodológica 02; documental 02; exploratório 01; Revisão Bibliográfica Integrativa 04; pesquisa Quantitativa: 01 Estudo de corte; 08 estudos transversal, 02 Quase Experimental;03 Ensaio Clinico Randomizado, ao total da pesquisa quantitativa de 14 estudos; pesquisa quanti-quali 03; totalizando 42, pois 2 são manuais e não foram contabilizados nem dois artigos originários do mesmo Estudo. Mídias sociais o Faceboock contabilizou 08, o Instagram 03, E-mails 02, WattsApp 03, aplicativos 06, várias mídias 16 e o Marketing social 07.

Discussão

Esta revisão sugere que um dos aspectos mais importantes para aumentar o número de doadores e por conseguinte ter estoque adequado de hemocomponentes nos hemocentros é aliar o uso das mídias sociais com as estratégias comunicacionais do marketing social e seus temas norteadores: identificação das barreiras e motivações para o ato de doar, valorização social do doador, problematizar aspectos sensíveis do processo de doação, assim como definir claramente o perfil sócio demográfico e cultural da população que se quer alcançar com as atividades educativa-informativas. Aliar esses aspectos do marketing social às características das mídias sociais de ampla difusão, participação ativa, interação e aproximação entre a população e os hemocentros tornam as mídias sociais mais efetivas na captação de doadores. As mídias sociais com melhores resultados são: Facebook®, Instagram® e WhatsApp® que necessariamente deverão utilizar estratégias do marketing social para ter resultados favoráveis na captação de doadores.

Conclusão

Salientamos que as atividades para captação de doadores de sangue que utilizam mídias sociais e estratégias do marketing social devem ser planejadas para apresentarem resultados positivos e efetivos. Das limitações deste estudo entendemos que como a maioria dos estudos são de natureza qualitativa e originários do Brasil podem limitar a aplicação dos resultados em um contexto mais amplo.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas