Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S403 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S403 (Outubro 2021)
Open Access
RECUPERAÇÃO DE SANGUE AUTÓLOGO EM CIRURGIA CARDÍACA: AVALIAÇÃO DE VALORES DO HEMATÓCRITO DO PRODUTO E RELAÇÃO ENTRE VOLUME PROCESSADO E RECUPERADO ENTRE DIFERENTES EQUIPAMENTOS
Visitas
1522
MRM Soares, SM Costa, LL Silva, KM Gomes, IR Ramos
Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia - Grupo GSH, Brasília, DF, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivo

A recuperação intraoperatória de sangue é uma técnica que envolve a coleta e reinfusão de sangue autólogo obtido da aspiração do campo cirurgico, reduzindo a exposição do paciente a transfusões alogênicas. Em cirurgias cardíacas, ela é universalmente utilizada devido a complexidade do procedimento e alta probabilidade de transfusão sanguínea. O objetivo deste estudo é avaliar os valores de hematócrito no produto coletado a ser infundido e avaliar a relação entre o volume processado e o volume recuperado em procedimentos de recuperação intraoperatória em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.

Metódos

Foram avaliados 27 procedimentos de 27 pacientes durante cirurgias de revascularização miocárdica e troca valvar onde foi utilizada a técnica de recuperação intraoperatória de sangue autólogo. Em 09 procedimentos foi utilizado o sistema da Haemonetics e em 18 o SORIN. Amostras de sangue do produto recuperado a ser infundido foram submetidos a avaliação do nível de hematócrito utilizando o equipamento de gasometria. Além disso, avaliamos o volume de sangue total processado em relação ao total recuperado e comparamos entre os equipamentos.

Resultado

A média do hematócrito encontrada foi de 56% na Haemonetics e 58% na SORIN. No modelo Haemonetics, a média de volume processado foi de 2595 mL e de volume recuperado de 296 mL com relação de 11% e no modelo SORIN, a média de volume processado foi de 2663 mL e volume recuperado de 326 mL e relação de 12,4%.

Conclusão

Foi possível concluir que os valores de hematócrito encontrados são menores do que o anunciado pelos fabricantes. E que a máquina do modelo SORIN tem maior hematócrito no produto a ser infundido e maior aproveitamento do produto processado.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas