
No projeto de extensão “Doe vida: conscientização e incentivo à doação de órgãos e medula óssea”, da Universidade Estadual de Maringá, o objetivo foi conscientizar a população sobre a importância do transplante de medula óssea, desmistificar conceitos equivocados e incentivar a adesão ao cadastro em eventos públicos.
MetodologiaNo ano de 2024 foram realizadas campanhas de conscientização em dois eventos públicos, sendo eles a “Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá)” e “Arena Sustentável Maringá”. As atividades desempenhadas nas campanhas foram realizadas por discentes de graduação e pós-graduação da UEM, acompanhadas da coordenadora. Foram utilizadas as seguintes estratégias: apresentação de vídeos explicativos, distribuição de folders, exposição de peças anatômicas de ossos, realização de dinâmicas interativas com premiações. Foi realizado a atualização do cadastro no no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
ResultadosA abordagem adotada mostrou-se eficaz, gerando grande interesse do público. Constatamos que grande parcela da população possui informações incorretas sobre o tema, porém demonstram empatia e desejo de se cadastrarem como doadores de medula óssea. A presença de doadores já cadastrados também foi significativa, reforçando a relevância de campanhas contínuas de conscientização.
DiscussãoPara atrair a população, utilizamos as peças anatômicas, a maior dificuldade encontrada na realização das campanhas é expor o assunto de forma simples, particularmente para o público infanto-juvenil. A maioria dos adultos apresentaram informações incorretas e/ou desatualizadas. Nos casos descritos acima, esclarecemos as dúvidas e fornecemos materiais. Quanto à atualização de cadastros no REDOME, diversos doadores comentaram que o processo é rápido, fácil e que não lembram de realizar o processo em casa.
ConclusãoAs campanhas em eventos sociais são uma estratégia eficaz para alcançar um público diversificado, incluindo pessoas com diferentes idades, níveis de escolaridade, etnias e classes sociais, promovendo uma maior captação de doadores voluntários de medula óssea, no entanto, reforça-se a necessidade de traçar estratégias atrativas, adequadas para cada grupo etário a fim de atingir o objetivo do projeto.