Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S78 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S78 (Outubro 2022)
Open Access
PNEUMONIA POR CUPRIAVIDUS PAUCULUS EM PACIENTE IMUNOCOMPROMETIDO: DESCRIÇÃO DE CASO RARO
Visitas
625
ML Puls, PA Fernandes, LAC Leite, GG Fabbron, JN Cavalcante, MCMA Macedo, RL Silva
Hospital Nove de Julho (H9J), São Paulo, São Paulo, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivo

Descrição do diagnóstico e tratamento de pneumonia por microorganismo raro em paciente imunocomprometida, pós-transplante de células tronco hematopoéticas (TCTH).

Material e métodos

Relato de caso descritivo, retrospectivo e observacional realizado a partir de dados obtidos por meio da análise de prontuários eletrônicos de paciente internado em instituição referência de Hematologia no estado de São Paulo. Dados comparados com informações da literatura especializada, obtida na base de dados Medline (acessada via PubMed).

Resultados

Paciente feminina, 46 anos, com histórico de leucemia linfoide aguda da linhagem B em remissão clínica e morfológica, tratada em 2017 com TCHT alogênico, mieloablativo, haploidêntico, fonte sangue periférico, complicado com doença do enxerto contra hospedeiro forma crônica extensa com sobreposição à aguda, apresentando extenso acometimento cutâneo discrômico e pulmonar. Pós-TCTH, apresentou nova internação, com diagnóstico de aspergilose pulmonar, tratada com anfotericina B lipossomal e evoluindo com critérios de resolução. O seguimento da paciente sugeriu, após imagens seriadas e declínio de performance nas provas de função pulmonar de rotina, quadro de bronquiolite obliterante. Paciente se mantinha em corticoterapia, não tolerante ao uso de azitromicina para quadro crônico pulmonar, com reposição subcutânea de imunoglobulinas devido imunodeficiência secundária. Em 2022 foi admitida em nosso serviço com queixa de, há aproximadamente 2 meses, dispneia moderada, tosse produtiva e febre vespertina, com piora há uma semana. Colhido culturas, iniciado antibioticoterapia com cefepime e realizado tomografias computadorizadas de tórax. Suas imagens demonstraram espessamento parietal brônquico com micro-nódulos centrolobulares e opacidade em árvore em brotamento na base do lobo inferior esquerdo, sugerindo progressão de bronquiolite obliterante ou infecção invasiva. Iniciado anfotericina empiricamente e solicitado lavado bronco-alveolar (LBA). Devido manutenção de febre, foi optado em escalonar antibioticoterapia para meropenem. Paciente apresentou melhora clínica, sem novos eventos febris. Urocultura e hemoculturas admissionais para anaeróbios, aeróbios e fungos não demonstraram crescimento de qualquer microorganismo. Entretanto, após 4 dias de coleta, a cultura do LBA identificou mais de 100.000 UFC/ml de Cupriavidus pauculus sensível apenas a meropenem. Após 14 dias da antibioticoterapia dirigida, paciente recebeu alta assintomática, se mantendo sem novos sintomas ambulatorialmente.

Discussão

C. pauculus é um bacilo gram-negativo, aeróbio, catalase e oxidase positivo, presente em solo, água e plantas da comunidade, com descrição de isolamento em culturas nosocomiais. Sua infecção em humanos é extremamente rara, com poucos relatos na literatura científica especializada. Quando isolado, nota-se que estados de imunodeficiência e dispositivos invasivos configuram fatores de risco. Tem potencial de evolução fatal, existindo relatos de peritonite, abscessos, pneumonias e choques sépticos associados ao microorganismo. Não existe consenso ou evidência robusta para guiar o manejo desta infecção, se valendo do perfil de sensibilidade ao antibiograma como racional.

Conclusão

Descrevemos caso de paciente imunocomprometida, já com comprometimento pulmonar imune, em que se identificou C. pauculus em cultura de LBA, com tratamento efetivo da infecção através de antibioticoterapia guiada pelo perfil de sensibilidade.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas