Introdução: O distanciamento social é uma experiência vivenciada no ano de 2020 no mundo todo, afetando todos os setores da sociedade. Contudo, o compromisso e a solidariedade das instituições de saúde e dos agentes profissionais que delas fazem parte foi um fator determinante para que estes serviços de saúde não ficassem sem suas atividades cotidianas de prestação a sociedade e a aqueles que necessitam de cuidados contínuos a saúde. No entanto, o grande desafio enfrentado em momento de pandemia nos hemocentros é a captação de doadores voluntários de medula óssea. Portanto, o Hemocentro Recife não parou de fazer esse trabalho essencial: a captação de doadores para o Cadastro Nacional de doadores voluntários. Objetivo: Identificar as motivações da ação voluntária, mesmo em tempo de pandemia para Covid-19. Material e métodos: Trata-se de um estudo exploratório/descritivo com abordagem quantitativa, realizado no período de janeiro/julho de 2019/2020. Utilizou-se para para isso, a coleta, do banco de dados do Redome, onde foi feita a análise do número de doadores cadastrados no Redome no período e comparou-se aos dados de doadores cadastrados nesse período no ano de 2020. Resultados: no período de janeiro a julho dos anos de 2019 e 2020 foram cadastrados 3.593 e 3.401 doadores, respectivamente. Em 2019 foram 779 doadores espontâneos que compareceram ao serviço, 329 de coleta externa e 2.485 por sensibilização aos doadores de sangue no Hemocentro. Em 2020 foram 758 de doadores espontâneos e 2.643 captados no Hemocentro. Quanto a motivação: doador espontâneo ao serviço, coleta externa e sensibilização aos doadores de sangue que procuraram o Hemocentro. Discussão: Segundo dados dos anos 2019 e 2020 foi possível observar uma pequena variação menor que (5%) na quantidade de pessoas cadastradas no REDOME. Em 2020 (78%) dos doadores cadastrados foi resultado de uma captação junto aos doadores de sangue que compareceram ao Hemocentro Recife, para realizarem sua doação. Esforços que superou em (9%) referente ano de 2019. Evidenciou que quanto à espontaneidade do doador procurar o serviço para realizar o cadastro foi (3%) a menor em comparação 2019 com 2020. Conclusão: Foi possivel verificar que a população mesmo em meio a pandemia manteve-se solidária aos que dependem de um doador não aparentado para um transplante de medula óssea. Faz-se necessário cada vez mais o fortalecimento da equipe de captação de doadores de medula óssea que mesmo em meio a pandemia não deixou de lado seu compromisso com a vida e foi possível verificarmos o quanto a solidariedade pode estar presente mesmo em meio a pandemia do COVID-19.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais