
Avaliar a prevalência de morbidade hospitalar por Linfoma Não-Hodgkin (LNH) no estado do Piauí, de 2017 a 2022.
Materiais e MétodosO estudo se trata de um do tipo ecológico, onde foram utilizados dados secundários referentes a prevalência de internações e óbitos por Linfoma não-Hodgkin no estado do Piauí, na região do Nordeste Brasileiro, de janeiro de 2017 a maio de 2022, disponíveis no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). Os dados foram agrupados no Microsoft Excel®, realizada análise estatística descritiva, frequência absoluta e relativa
ResultadosObtiveram-se o total de 1154 internações e 108 óbitos, por LNH no estado do Piauí entre os anos de 2017 e 2022. Os casos de internação foram predominantes em indivíduos do sexo masculino (67,1%) e faixa etária de 50 a 59 anos (17,8%). A maior prevalência de internações confirmados ocorreu em 2019, totalizando 280 (24,3%) casos de internações. Os números de óbitos se mantiveram ligeiramente constantes, com um leve aumento no ano de 2019, onde foram contabilizados 24 (22,2%) casos. Quanto a cor/raça, observou-se a predominância da cor/raça parda nas internações (89,1%) e óbitos (87,0%).
DiscussãoCom base nos resultados apresentados, observamos que no estado do Piauí temos uma prevalência epidemiológica onde a maior quantidade de casos são de predominância do sexo masculino, de cor/raça parda e na faixa etária de 50 a 59 anos, logo, sexo, cor/raça e idade esperados para o pico de incidência da doença. Através dos valores apresentados de morbidade no ano de 2019, e nos grupos estudados nesse ano, se observa uma alta prevalência de óbitos por Linfoma não-Hodgkin no estado do Piauí, com valores similares aos relatados pela literatura.
ConclusãoDe acordo com os resultados obtidos, nota-se que houve expressiva morbidade hospitalar por Linfoma não-Hodgkin no estado do Piauí. Esses achados reforçam a necessidade da adoção de políticas de saúde voltadas para os segmentos de menor suporte socioeconômico para que tenham acesso ao diagnóstico em tempo oportuno, controle e tratamento adequado e imediato.