Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1244-S1245 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1244-S1245 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA “TEAM BASED LEARNING” - TBL NO HEMONORTE: UMA ABORDAGEM EFICIENTE PARA EXPLORAR O CICLO DO SANGUE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Visitas
292
MSC Bandierini, JDBL Junior, FAV Junior, VFM Junior, MJB Neto, AMFES Rego, RT Silva, ARDV Morais, AIM Oliveira, FR Abrantes
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Rio Grande do Norte (HEMONORTE), Natal, RN, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

O hemocentro do Estado do Rio grande do Norte (Hemonorte) recebe alunos estagiários dos cursos universitários públicos e privados de Farmácia e Biomedicina para realizar o estágio curricular obrigatório. O Hemonorte oferece uma aprendizagem baseada em equipes (“team based learning”- TBL) a qual integra os alunos aos laboratórios do centro, transformando-os em membros ativos das equipes de trabalho e aplicando o conhecimento adquirido em problemas reais. O Hemonorte é uma referência no Estado como um espaço de aprendizagem e por ser certificado pela ISO 9001. Em 2023 recebeu o selo “SUS AQUI SE ENSINA”que é uma certificação criada pela Secretaria da Saúde (Sesap RN). Esse selo visa reconhecer formalmente e qualificar a unidade de saúde como um espaço de aprendizagem. A certificação é atribuída ás instituições que comprovam a inclusão de conteúdos relacionados ao SUS em seus currículos e práticas.

Metodologia

A TBL foi escolhida por promover o aprendizado colaborativo em pequenos grupos. Os alunos universitários, em seus estágios finais, são envolvidos na resolução de problemas e desenvolvimento de habilidades interpessoais, interagindo com os profissionais dos laboratórios e enriquecendo sua formação.

Cenário de realização

Semestralmente recebemos grupos de 4 a 8 alunos que passam por todos os setores do ciclo do sangue, compreendendo integralmente o funcionamento do hemocentro dentro de sua área de atuação, para tanto, são distribuídos entre os setores: Processamento, estoque, distribuição de Hemocomponentes, laboratórios de Imuno-hematologia, de Sorologia e de Hematologia. Cada aluno permanece 30 dias em cada local, realizando um rodízio, o qual gera uma experiência prática em todas as áreas, enfrentando os desafios de trabalhar em equipe e vivenciando a prática diária do laboratório passando pelos quatro laboratórios até completar todo o ciclo. No final do semestre de estágios, compartilham, em um grupo de discussão, o aprendizado adquirido e os desafios enfrentados, destacando a importância de percorrer todo ciclo do sangue compreendendo integralmente o funcionamento de um hemocentro, de participar do trabalho em equipe e da boa receptividade dos servidores.

Principais aprendizados e dificuldades

A prática da TBL resultou em uma maior participação dos alunos nas atividades laborais, uma melhora da colaboração entre as equipes de trabalho e no desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Considerações finais

A implementação da TBL no Hemonorte demonstrou ser uma estratégia eficaz para promover aprendizagem prática completa sobre todo o ciclo do sangue, preparando estagiários para desafios futuros na área da saúde. Sugerimos a expansão da prática da TBL para outros cursos acadêmicos e sua implementação em outras instituições públicas de saúde.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas