Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S386-S387 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S386-S387 (Outubro 2022)
Open Access
HEMOCENTROS UNIDOS DO BRASIL: UM CASE DE SUCESSO EM EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO DA DOAÇÃO, VOLUNTÁRIA, ALTRUÍSTA E ANÔNIMA DE SANGUE E CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA EM COOPERAÇÃO COM O HEMOCENTRO DE RORAIMA (HEMORAIMA)
Visitas
522
JKC Ribeiroa,b, FP Mesquitab, PE Alexandrea,b, MF Lukasb, BJ Simõesb, LMB Carlosa, DM Brunettaa, ECE Silvab, LGDS Costab, VBAF Gomesa
a Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Fortaleza, CE, Brasil
b Instituto Pró-Hemo Saúde (IPH), Fortaleza, CE, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivos

Promover ações de apoio à hemorrede pública nacional por meio de acordos de cooperação entre o Instituto Pró-Hemo Saúde e o Hemoraima, com o intuito de promover capacitações para os colaboradores, além do fortalecimento da promoção da doação regular, altruísta e anônima de sangue e cadastro de medula óssea por meio de estratégias de comunicação.

Material e métodos

Para execução da cooperação foram estipuladas duas metas, meta 1 educação para colaboradores e meta 2, promoção da doação de sangue e cadastro de medula organizadas junto a gestão em um cronograma entre maio de 2021 e agosto de 2022. A meta 1 ocorreu na modalidade a distância em ambiente virtual de aprendizagem próprio, com mentoria e certificação entre 40 a 80h, concedida ao final do curso após obtenção de critérios mínimos de aprovação. As temáticas ofertadas foram em hemoterapia, com as temáticas: ciclo do sangue, gestão e qualidade em serviços hemoterápicos, boas práticas no atendimento aos doadores, Patient Blood Management . Na meta 2 foram realizadas ações de promoção da doação de sangue regular, voluntaria e altruísta por meio de peças publicitárias para redes sociais, realeses para a imprensa local, e criação de campanhas publicitárias em datas festivas da hemoterapia nacional, com fornecimento de material físico e digital.Reuniões quinzenais com a gestão e relatórios mensais com resultados da parceria foram produzidos e encaminhados para a direção do Hemoraima.

Resultados

Foram ofertadas sete capacitações, 25% a mais que no plano inicial, totalizando 420 profissionais beneficiados. Considerando o perfil dos alunos, quanto à escolaridade tivemos profissionais de formações diversas em saúde,administrativos e de nível técnico e superior. A taxa de satisfação média obtida nos formulários de satisfação foi de 4,75 em uma escala de 0 a 5. A taxa de absenteísmo não ultrapassou 30%. Dentro das estratégias de comunicação e promoção da doação de sangue foram realizadas três campanhas publicitárias completas Junho Vermelho, Setembro Verde e a Semana Nacional do doador de sangue, além de todo suporte de material físico, design e criação de posts para redes sociais e releases para imprensa. Os números alcançados ao final do acordo quanto às mídias sociais foram de 1.309 novos seguidores, aumento de 78,4% em contas alcançadas, aumento em 17% nas interações e 243 conteúdos publicados (post ou legendas). Ao final do acordo foram obtidos 500 doadores fidelizados e 63 novos cadastros de medula óssea.

Discussão

O projeto visa construir um espaço colaborativo com a sociedade civil organizada, com os serviços de hemoterapia, profissionais e gestores, para a construção e promoção de estratégias e ações visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Os resultados foram bastante promissores quanto as metas 1 e 2 mesmo com o agravante do período pandêmico, onde foi possível observar, após a cooperação, maior segurança dos profissionais na execução dos processos internos da rotina hemoterápica do serviço, melhora no clima institucional, fidelização de novos doadores de sague e cadastro de medula óssea.

Conclusão

Motivado pela necessidade promoção, conscientização e importância da doação voluntária de sangue no Brasil, o IPH assume a estrutura deste projeto a fim de dar apoio à Hemorrede brasileira através da captação de recursos, construção de projetos e novas parcerias, modicando o cenário fortalecendo e dando visibilidade para os hemocentros do Brasil a exemplo do Hemoraima. Atualmente, o projeto encontra-se em execução também no Hemose e em tratativas com demais serviços públicos.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas