
Um processo avaliativo pode se tornar estressante e gerador de diversos efeitos negativos, em virtude de fatores como a preparação,a cobrança interna e externa e a expectativa depositada. Por vezes, a angústia gerada pode colocar-se como um obstáculo para o aprendizado e ofazer com que o resultado seja aquém do esperado e não condizente com o conhecimento adquirido. Para amenizar a tensão enraizada, o professorda disciplina de Hematologia do Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, Luís Fábio Botelho, propôs uma metodologia de avaliaçãodistinta da famigerada prova escrita individual, lançando mão de elementos lúdicos do entretenimento e transformando o contexto de testagem emum momento de interação e troca de conhecimento entre professor, monitores e alunos da disciplina.
ObjetivosDescrever a experiência dosmonitores da disciplina de Hematologia frente à uma nova proposta de avaliação e promoção do conhecimento.
Material e métodoA atividadeocorreu no dia 07 de junho de 2018, no período da manhã, na sala de aula intitulada P7B do Centro de Ciências Médicas da UniversidadeFederal da Paraíba. Participaram os alunos matriculados na disciplina de Hematologia e os monitores desta. A atividade foi inspirada na série “La Casa dePapel”. Inicialmente, o professor, caracterizado como o personagem principal da série, “El Professor”, elaborou e aplicou uma prova escrita cujo nível de dificuldade encontrava-se além do abordado em sala deaula. Os monitores encontravam-se escondidos em outra sala, caracterizados comos os “atracadores”, aguardando o contatodo professor para iniciar a brincadeira. Em dado momento, o professor ausentou-se da sala e apenas uma monitora permaneceu. Foi dadoo sinal aos outros monitores, que entraram na sala anunciando o “assalto”, de forma semelhante à retratada na série. O objeto de valor da vez foi aprova inicialmente aplicada, a qual foi descartada pelos monitores, que passaram a chamar à frente alunos previamente selecionados para responderperguntas, de graus de dificuldade distintos. Para dar veracidade à representação, os monitores se portaram tal qual os personagens da série, tendoampla participação e interação dos alunos. O professor retornou à sala, também incorporando o personagem, e aplicou uma nova prova, compatívelcom o nível esperado pelos estudantes. Após um curto período de tempo, as provas foram recolhidas e o professor anunciou que todos os alunos teriam ponto extra pela participação.
ResultadosA atividade, intitulada Hemato de Papel, pôde proporcionar aos alunosenxergarem a avaliação como uma momento de descontração e aos monitores, expandir seus horizontes na iniciação à docência e a enxergá-la de maneira versátil, buscando sempre a melhor estratégia na promoção do conhecimento. Formas lúdicas de avaliação muitas vezes permitem que o aluno possa relaxar e conseguir ter um desempenho condizente com seu nível de esforço e estudo.
ConclusãoDiante do exposto, épossível evidenciar que a adoção de técnicas interativas e lúdicas contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem emHematologia, tornando-o mais palpável e prazeroso tanto para os alunos da disciplina como também para os monitores, que puderam enxergar a docência sob uma nova óptica.