
Verificar a quantidade e os principais motivos que levam o candidato a desistir da doação voluntária de sangue durante o processo da doação.
Materiais e métodosOs candidatos vão a um dos nossos 10 postos de coleta para realizarem a doação de sangue. Cada candidato vai doar por um propósito, seja para reposição a um familiar, amigo que esteja precisando ou de forma espontânea. De abril de 2023 a maio de 2024 foram monitorados os candidatos que desistiram de doar durante o processo de doação nos postos de coleta. No dia seguinte da desistência, profissionais treinados entraram em contato com estes candidatos para verificar o motivo da desistência e convidá-los para uma nova doação. Foi realizado um levantamento dos principais motivos de desistência e de qual etapa do processo os candidatos desistiram de doar. Após o contato e novo convite para doação, monitoramos também a adesão destes retornos aos nossos postos de coleta.
ResultadosNestes 13 meses analisados de abril de 2023 a maio de 2024 tivemos 1.614 desistências em um total de 215.091 candidatos à doação, correspondendo a 0,75% do total de candidatos que compareceram aos nossos postos de coleta. Conseguimos contato com 1.186 destes candidatos, que representou 73,49% do total. A principal etapa de desistência foi na triagem com 39,47%, seguido da coleta com 27,26%, pré triagem com 23,85% e recepção com 9,42%. Em relação aos motivos, o principal foi o tempo de espera com 94,94% do total, que corresponde a 1126 dos candidatos que desistiram, seguido de 19 por reclamação do atendimento (1,60%) e 18 pois o(a) companheiro(a) não pode doar (1,52%). Outros motivos citados, mas em menor quantidade foram: fobia de agulha (0,93%), falecimento do paciente (0,51%) e testemunho de alguma reação (0,34%). Do total de candidatos que desistiram, 264 (16,36%) retornaram ao posto de coleta em nova data e realizaram a doação, correspondendo a 22,26% dos candidatos que conseguimos entrar em contato.
DiscussãoO monitoramento dos principais motivos que levam a um candidato a desistir da doação é de extrema importância para verificarmos se há alguma melhoria e plano de ação a ser realizado para que estas desistências não ocorram. Como o principal motivo foi o tempo de espera, o agendamento em horários de menor fluxo de candidatos a doação poderia minimizar este tipo de desistência. Ao entrar em contato com o candidato, a apresentação do aplicativo de agendamento e o incentivo para a sua utilização era realizado para que o candidato tivesse uma melhor experiência no processo de doação evitando filas e maior tempo de espera. Apesar de ser um número baixo, houve desistência por reclamação no atendimento na maioria dos postos de coleta. Todas as equipes foram orientadas e os treinamentos sobre atendimento ao público realizados de forma contínua.
ConclusãoOs resultados mostram que infelizmente há desistências durante o processo de doação, mas que o monitoramento das principais causas pode minimizar estes números com planos de ações efetivos e o contato após desistência pode ajudar no retorno deste doador e posterior fidelização do mesmo.