Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S125-S126 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S125-S126 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM TEMAS HEMATOLÓGICOS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NÃO ESPECIALISTAS
Visitas
324
AMM Queiroz, LM Amorim, S Silveira
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Educar os profissionais de saúde que atuam fora dos hemocentros sobre alguns temas de doenças hematológicas, encontrados na apresentação inicial destas doenças, de forma a facilitar o diagnóstico precoce.

Metodologia

Os títulos das palestras foram colocados em uma linguagem mais fácil, para despertar a curiosidade dos profissionais de saúde. A divulgação foi feita pelas redes sociais e por cartazes institucionais, colocados de 20 a 15 dias antes das palestras. Foram utilizadas as plataformas digitais para inscrição e exposição das aulas, realizadas no studio do Centro de Estudos do Hemorio, com transmissão on line. São considerados participantes alunos que permanecem pelo menos 50% do tempo de aula na sala virtual e se identificaram corretamente na plataforma. Para esses alunos é enviado certificado por e-mail.

Resultados

Aula 1- Pancitopenia e esplenomegalia: o que pensar?; Aula 2 - Uma causa de Hemorragia atípica na Emergência; Aula 3 - 3-Leucocitose; Aula 4 - Adenomegalia, quando pensar em linfoma. Foram considerados o número de inscritos e o público participante de cada palestra. Nas aulas 1 e 2 as inscrições foram limitadas aos profissionais médicos e não foram lançadas no canal do YouTube do Centro de Estudos do Hemorio, por solicitação dos apoiadores. Viabilizada cota patrocínio a partir da aula 3. As aulas tiveram 825 inscritos, com um total de 391 participações. As aulas 3 e 4 foram publicadas no canal do YouTube do Centro de Estudos, tendo até o momento da confecção deste trabalho 2.100 visualizações.

Conclusão

Os resultados refletem bom alcance educacional dos profissionais de saúde. Podemos aventar que novos temas que facilitem o diagnóstico de doenças hematológicas sejam abordados futuramente, como “Achados do hemograma que sugerem doenças hematológicas”, “Aumento de ferritina: quando tratar?”, “Esplenomegalia: diagnósticos a pensar”, “Linfocitose é sempre vitose?”, entre outros. Acreditamos que essas discussões resultem no encaminhamento de forma mais precisas de pacientes em estágios iniciais de doença ao especialista, aumentando o diagnóstico precoce e, consequentemente, melhorando progressivamente o prognóstico das doenças hematológicas. São necessários estudos comparativos do tempo entre a suspeita e diagnóstico das doenças para avaliar melhor a eficácia dos treinamentos.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas