Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 3044
Acesso de texto completo
COLETA DE CÉLULAS TRONCO POR AFÉRESE EM PACIENTES MOBILIZADOS COM FILGRASTIM: COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA NOS DIA 4 E 5
Visitas
55
AC Navarro de Figueiredoa, A Costa de Souzab
a Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Instituto Nacional do Câncer, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A coleta de células tronco por aférese é um procedimento bastante utilizado para a obtenção de células CD34+ para diversas modalidades de transplante de medula óssea. O sucesso da coleta depende de múltiplos fatores como a mobilização adequada de células para o sangue periférico, a experiência da equipe, o equipamento utilizado, assim como fatores clínicos do paciente. Um ponto de discussão é o momento ideal para iniciar a coleta.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi comparar a eficiência de coleta nos dias 4 e 5 após o início da mobilização, para ajustar o protocolo do serviço.

Material e métodos

Trinta e dois pacientes submetidos à coleta de células por aférese foram divididos em dois grupos de 16: Grupo A, com coleta no dia 4 (D4), e Grupo B, com coleta no dia 5 (D5). Foram incluídos pacientes mobilizados exclusivamente com Filgrastim, na dose de 15mcg/ kg, que realizaram coleta única, e tiveram resultados de pré coleta entre 9 e 70 células x 10^6/ mm3 no D4. Grupo A composto por pacientes com diagnóstico de Mieloma Múltiplo (9), Linfoma não Hodgkin (4), Linfoma de Hodgkin (1) e idades entre 19 e 73 anos. Grupo B composto por pacientes com diagnóstico de Mieloma Múltiplo (10), Síndrome de Poems (1), Linfoma não Hodgkin (4), Linfoma de Hodgkin (1) e idades entre 19 e 76. Todos os pacientes coletados para Transplante Autólogo de Medula Óssea. A Eficiência de Mobilização e Coleta (EMC) foi calculada como a razão entre o total de células coletadas e o alvo mínimo de 2 × 10^6 CD34+/ kg.

Resultados

A eficiência de coleta (EMC) média para o Grupo A foi de 243%, e para o Grupo B, de 235%. Ambos os grupos atingiram mais de 100% do alvo mínimo em todos os procedimentos.

Discussão e conclusão

Apesar do tamanho da amostra e heterogeneidade ser uma limitação, os resultados evidenciam a equivalência da eficiência das coletas em D4 e D5. Possibilitando melhor programação nas etapas e padronização das coletas, otimização do fluxo de ocupação de leitos e organização da equipe.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas