
Abordar, por meio de um podcast, os desafios enfrentados pelos bancos de sangue brasileiros durante a pandemia de COVID-19 e trazer à tona que estratégias de comunicação e captação foram utilizadas pelos hemocentros para manter o comparecimento de doadores. Apresentar o contexto e os processos de produção de um podcast realizado como TCC da Pós-Graduação em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) da UFMG. Abordar como a pandemia de COVID-19 trouxe novos desafios para os bancos de sangue brasileiros.
Material e métodosProduzimos um podcast que é resultado de entrevistas com profissionais das áreas de comunicação social e de captação de doadores de três bancos de sangue brasileiros: de Minas Gerais, do Ceará e do Amazonas. Foi realizada uma pesquisa no site da Fundação Hemominas sobre os releases disparados à imprensa no período de 02/20 a 05/22 e também as matérias publicadas no site no período. Produzimos um roteiro com perguntas e, na etapa de entrevistas, conseguimos um material de cerca de 100 minutos de áudios. A locução foi gavada no laboratório LES do Departamento de Comunicação Social da UFMG e a edição feita com uso do programa Audacity.
ResultadosNosso produto final tem 32 minutos de programa e está disponível na plataforma Spotify com o título: “Bancos de sangue brasileiros: um podcast sobre as estratégias de comunicação implementadas durante a pandemia de COVID-19”.
DiscussãoDurante a execução do trabalho, foi realizada uma pesquisa no banco de dados do site da Fundação Hemominas (hemominas.mg.gov.br) sobre os releases disparados para imprensa no período de fevereiro de 2020 a maio de 2022 e também as matérias publicadas no site no mesmo período. Produzimos um roteiro com perguntas. As entrevistas ocorreram em meados de setembro e outubro de 2022, gravadas utilizando a plataforma Zencastr. Na etapa de entrevistas conseguimos um material de cerca de 100 minutos de áudios disponíveis para edição e produção do nosso produto final. A partir desse momento, produzimos uma primeira versão do roteiro, utilizando a ferramenta online Jamboard, disponibilizada pelo Google. Com um roteiro inicial já organizado de forma sequencial, partimos para a produção do roteiro final, agora em formato de texto corrido. Gravamos a locução no Laboratório de Experimentações Sonoras do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Com todo o material gravado (entrevistas e locução), iniciamos a etapa de edição dos áudios e pesquisa de vinhetas. A edição de áudios foi feita com uso do programa Audacity. Nosso produto final tem 32 minutos de programa.
ConclusãoEvidenciamos como o uso de ferramentas on-line para comunicação e captação de doadores estiveram presentes entre as estratégias dos bancos de sangue consultados e apresentamos o caso da coleta externa feita pelo Hemocentro do Amazonas assim que os primeiros casos de coronavírus foram registrados no Brasil, momento em que ainda não havia registro de infecção no estado. Uma estratégia importante no momento em que surgiu o risco de desabastecimento de sangue. O podcast pode ser ouvido pelo link: https://open.spotify.com/show/4KGAEE2qdvbYD3HyVzPDLP? fbclid=PAAabRVeoBWQekuPzK_aQGCcojjb8DguPj7ndMSgYgslfdnHBTabYmB_x9mPA