
Avaliar a capacidade imunomoduladora de β-glucanas oralmente administradas na imunidade treinada (TRIM) obtida após primovacinação para COVID-19, com foco na maturação de linfócitos B e níveis de anticorpos neutralizantes.
Material e métodosAmostras de sangue periférico (SP) de 34 homens (18 a 49 anos) não imunes ao SARS-CoV-2 foram coletadas pré e pós-imunização para COVID-19 (ChAdOx1), perfazendo três momentos (M1: pré-vacinação/suplementação; M2: 30 dias após 1ªdose da vacina; M3: 30 dias após 2ªdose). Os participantes foram divididos em dois grupos: G1 (Controle, suplementado com placebo; n = 12) e G2 (Tratado, suplementado com β-glucana–500 mg/dia; n = 16). A suplementação foi realizada por 14 dias, 7 antes e 7 após a 1ªdose da vacina. A caracterização imunofenotípica foi feita por citometria de fluxo em SP para avaliação de plasmoblastos/plasmócitos (PB/PC) com uso dos marcadores CD45/CD19/CD27/CD38. A determinação do percentual de anticorpos neutralizantes (NAbs) ao SARS-CoV-2 foi realizada por ELISA em M2 e M3.
ResultadosObservou-se que a população de PB/PC em M3 mostrou-se aumentada em G1 (p = 0,01061). Entretanto, houve uma correlação negativa entre os níveis de PB/PC e o percentual de NAbs em G2 (Cor:-0,7746185), ou seja, quanto menores os níveis de PB/PC circulantes, maiores os níveis de NAbs.
DiscussãoTRIM caracteriza-se em pré-condicionar células imune inatas com estímulo prévio (como b-glucanas), visando aumentar a robustez das respostas imunes, o que leva a reagirem mais rápido quando desafiadas com estímulo heterólogo e secundário, servindo como estratégia potente para protocolos de vacinação. A transformação de LB em plasmoblastos ocorre como consequência de modificações morfológicas e epigenéticas que induz à alta síntese proteica, visando a produção de anticorpos. Plasmoblastos recém-gerados precisam migrar através do SP até nichos na medula óssea ou tecidos da mucosa para completar a sua diferenciação em células secretoras de anticorpos, os plasmócitos. Assim, os níveis destas células circulantes podem ser influenciados por esta migração.
ConclusãoDe fato, nossos resultados corroboram com esta premissa, considerando os maiores níveis de NAbs e menor frequência de PB/PC circulantes de G2 após imunização completa. O que nos leva a inferir que as β-glucanas induziram TRIM favorecendo a aceleração da resposta imune frente ao estímulo (vacina), tornando-a mais eficiente no desenvolvimento de anticorpos funcionais anti-SARS-CoV-2.