
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM é o órgão estadual responsável pela coleta, análise e distribuição de sangue para todos os hospitais da rede pública e particular da capital e do interior do Estado do Amazonas, sendo centro de referência para o tratamento das doenças hematológicas. Conforme a legislação brasileira, a doação de sangue deve ser um ato voluntário, altruísta, anônimo, não remunerado direta ou indiretamente. E assim, unindo-se ao caráter solidário do ato da doação de sangue, deve-se ainda fortalecer junto a população uma comunicação eficaz que contribua para a promoção da participação social na questão da doação de sangue. Pretende-se com o estudo promover uma reflexão das estratégias de comunicação adotadas pela equipe de Captação de Doadores com os diferentes grupos sociais que foram mobilizados em campanhas externas, identificando os que mais se destacaram e relacionando a influência da comunicação com o grau de mobilização no primeiro semestre dos anos de 2023 e de 2024.
Material e métodosFoi realizado um estudo quantitativo e descritivo para identificar os principais grupos envolvidos em campanhas externas, utilizando como fonte de informação o Relatório de Produção de campanhas externas, por meio do sistema de informações do Hemocentro: Hemosys. Para o estudo, selecionou-se o primeiro semestre dos anos de 2023 e de 2024.
ResultadosMobilizou-se um total de 2.758 candidatos no primeiro semestre de 2023, oriundos das Forças Armadas com 1.251 militares, Instituições Religiosas: 399 religiosos e 394 candidatos de Instituições Públicas, enquanto que de janeiro a junho de 2024 houve o total de 2.376 candidatos, destacando-se novamente as Forças Armadas com maior número de candidatos à doação de sangue com 751 militares, seguido de Instituições de Ensino Superior com 613 candidatos e as Instituições Religiosas com 563 candidatos.
DiscussãoAo se identificar a contribuição da das Universidades e Faculdades no primeiro semestre de 2024, e compreendê-los como locais privilegiados que produzem novos conhecimentos e promovem mudanças de pensamento na sociedade, podem se tornar protagonistas com os profissionais da captação de doadores na promoção de doação de sangue voluntaria e altruísta. Dessa forma, com o fortalecimento dessa parceria possibilitará maiores adesões de candidatos a doação de sangue. Atualmente, apesar do avanço tecnológico para a divulgação de informações, ainda há desinformações sobre as questões que envolvem a doação de sangue. A veiculação de mensagens acerca da doação de sangue sob a ótica da solidariedade e cidadania deve ser a meta a ser alcançada pelos Hemocentros.
ConclusãoA demanda de transfusões de sangue no Estado do Amazonas é crescente e por isso a necessidade de doadores de sangue é contínua. Se faz necessário ampliar a captação de doadores em diversos direcionamentos, convém destacar a importância de fortalecer por meio das redes sociais; reuniões com os parceiros de campanhas e ainda com a rede hospitalar, pública e privada, uma interlocução com mensagens claras e convincentes sobre a relevância da doação de sangue para a segurança social.