Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S774 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S774 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
PERFIL DOS DOADORES AUTO EXCLUIDOS NOS BANCOS DE SANGUE DO GRUPO GSH EM RECIFE, SALVADOR E TERESINA
Visitas
329
JCS Junior, AJ Barreto, AJ Silva, SNT Alves, DO Cardoso
Grupo Gestor de Serviços em Hemoterapia (GSH), Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Analisar o perfil dos doadores auto excluídos nos bancos de sangue do Grupo GSH em Recife, Salvador e Teresina.

Material e métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, de caráter descritivo, no qual utilizou-se o banco de dados informatizado Real Blood, no período de 2023. Foram apurados os dados absolutos e percentuais de acordo com algumas características socioepidemiológicas: o gênero (feminino, masculino), o tipo de doação (primeira doação e doação de retorno) e a reatividade dos marcadores sorológicos nas doações auto excluídas. As informações apuradas foram submetidas a uma análise das frequências absolutas e percentuais que foram organizados de acordo com o levantamento do período da pesquisa.

Resultados

No período de 2023, o Banco de Sangue Hemato - Recife coletou 13.550 bolsas de sangue, das quais 16 (0,11%) foram descartadas em razão da autoexclusão, sendo 11 (69%) do sexo masculino, que teve a maior significância e 05 (31%) do sexo feminino. Quanto ao tipo de doador, tivemos expresso 44% candidatos de primeira vez, 44% de repetição e 12% esporádicos. Dentre amostragem não houve nenhuma doação auto excluída com sorologia não negativa. O Banco de Sangue Teresina coletou 6.556 bolsas de sangue, das quais 05 (0,07%) foram descartadas em razão da autoexclusão, sendo 03 (60%) do sexo masculino, que teve a maior significância e 02 (40%) do sexo feminino. Quanto ao tipo de doador, tivemos expresso 100% candidatos de primeira vez. Dentre amostragem não houve nenhuma doação auto excluída com sorologia não negativa. O Banco de Sangue São Rafael – Salvador coletou 13.589 bolsas de sangue, das quais 42 (0,30%) foram descartadas em razão da autoexclusão, sendo 30 (71%) do sexo masculino, que teve a maior significância e 12 (29%) do sexo feminino. Quanto ao tipo de doador, tivemos expresso 69% candidatos de primeira vez, 31% de repetição. Dentre amostragem, 9,5% apresentaram sorologia não negativa para os marcadores: sífilis, HBSag, Anti HIV 1 e 2.

Discussão

No comparativo das três unidades, observados diferença entre o perfil sorológico dos doadores que se auto excluíram. No banco de sangue Hemato-Recife, identificamos maior índice de fidelização dos doadores e ausência de resultados não negativos. Na unidade do banco de sangue Teresina observamos que a auto exclusão prevalece ativamente em doadores primeira vez. Já no banco de sangue São Rafael -Salvador, existe alto número de doadores de primeira vez e dentre os doadores auto excluídos, evidenciamos reatividade de marcadores sorológicos em suas doações.

Conclusão

O perfil socioepidemiológico dos doadores que se auto excluíram no período de 2023, foram constituídos predominantemente por doadores do gênero masculino, candidatos de primeira vez e prevalência sorológica não negativa exclusivamente no banco de sangue São Rafael – Salvador.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas