
: O número de doadores de sangue no Brasil está abaixo do necessário para manutenção dos hemocentros do país. A fidelização de doadores é um meio para garantir suprimento regular e seguro de sangue, visto que o doador recorrente pode desenvolver o hábito de comparecer ao hemocentro com menor chance de estar inapto em relação ao de primeira vez. Assim, o presente trabalho buscou investigar fatores associados à recorrência da doação de sangue em um hemocentro do estado do Pará.
Material e métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal e observacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o certificado n.º74362323.4.0000.5174. Foram aplicados questionários semiestruturados a doadores de sangue recorrentes e aptos à doação, atendidos no Hemocentro Belém da Fundação HEMOPA. As perguntas, de caráter qualitativo e quantitativo, descrevem características demográficas dos doadores, a motivação e o perfil de doação.
Resultados: Foram entrevistados 315 doadores, dos quais 179 (56,8%) eram do sexo masculino, 123 (39,0%) possuíam ensino superior e 134 (42,5%), ensino médio. Do total, 215 (68,2%) doavam sangue ao menos 2 vezes por ano. A principal motivação mencionada foi “estar salvando vidas”, por 169 (53,6%) doadores, seguida pela “reposição a pedido”, por 76 (24,1%). As campanhas publicitárias foram apontadas por 11 (3,5%) entrevistados. Ademais, 242 (76,8%) participantes conheciam os requisitos necessários para doação, 251 (79,7%) tinham um amigo ou parente doador e 263 (83,5%) já convidaram alguém para doar sangue, existindo relação entre esses fatores com a recorrência. Por outro lado, 168 (53,3%) entrevistados conheciam os direitos do doador e 172 (54,5%) o destino da bolsa doada, enquanto 183 (58,1%) eram próximos de alguém que já precisou de transfusão sanguínea, fatores que não apresentaram forte associação com a frequência das doações.
Discussão: Os resultados da pesquisa indicam que o altruísmo é o principal motivador para a doação de sangue. Além disso, a escolaridade dos entrevistados pode influenciar no conhecimento dos doadores acerca dos requisitos para doação, visto que o entendimento das condições para doar sangue mostrou-se relevante para a recorrência desses doadores. A interação com outros doadores e o incentivo de amigos ou familiares desempenharam um papel importante no estímulo e na continuidade das doações. Dessa forma, a interação social pode contribuir para a formação de uma rede que mantém o hábito de doar regularmente. Ainda, o perfil de doação de repetição, isto é, ao menos 2 vezes ao ano, também demonstrou ser um fator associado à maior presença no hemocentro, em comparação ao perfil esporádico de doação.
Conclusão: O estudo revelou que os doadores com maior escolaridade, com perfil de doação de repetição e que conheciam outros doadores têm maior probabilidade de doar sangue com frequência. Portanto, a combinação de altruísmo, conhecimento sobre os requisitos para doação de sangue e conexões sociais desempenha um papel fundamental para a motivação e recorrência das doações.