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Vol. 44. Issue S2.
Pages S379-S380 (October 2022)
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VISITAS GUIADAS: PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO DE DOADORES
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AR Leal, AEM Carlos, CG Costa
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Objetivos

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a contribuição de visitas guiadas (Hemotur), realizadas nos setores de hemoterapia do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), para a promoção de educação em saúde e como estratégia de motivação de doadores; quantificar e caracterizar o público atendido por meio dessas visitações.

Material e métodos

A partir de abordagem metodológica de natureza qualiquantitativa, retrospectiva e exploratória realizou-se uma pesquisa documental analisando-se o livro de registros de visitas do setor de promoção à doação de sangue do HEMORIO, a fim de conhecer e determinar o número de participantes das atividades realizadas de janeiro de 2016 a junho de 2022.

Resultados

Durante o período analisado, foram promovidas 195 visitas guiadas, totalizando 2862 participantes, categorizados em: estudantes de ensino técnico (39%), estudantes de educação básica a partir de 12 anos (24%), público espontâneo (18%), estudantes de ensino superior (17%) e profissionais de saúde (2%).

Discussão

Conforme preconiza a Lei 10.205/2001, a informação sobre o processo de doação de sangue é um direito da população; as atividades realizadas são instrumentos que aproximam o público do ato de doar e contribuem na tomada de decisão autônoma dos participantes com relação à doação de sangue e, até mesmo, quanto a escolha profissional. Analisando o perfil de visitantes atendidos, identificamos maior engajamento de estudantes de ensino técnico, mostrando que as visitações possibilitam a observação dos fazeres e rotinas de suas áreas de atuação. Em sequência, temos os estudantes do ensino básico, público também atendido pelo programa “Jovem Salva-Vidas”, tornando a ação conjunta dessas atividades, estratégias de promoção do despertar crítico, incentivo a construção de uma nova realidade, e colaborando para a formação de sujeitos que incorporem a co-responsabilidade da produção social da saúde. O terceiro grupo, composto por visitantes não associados a instituições escolares e de saúde, é definido como público espontâneo. Este nos aponta o potencial de sensibilização da população ao processo de doação de sangue, uma vez que a visita constitui-se como estratégia de construção de uma relação dialética entre cidadãos e o processo em si. A presença de estudantes do ensino superior reforça a atividade como oportunidade de ampliação do conhecimento acadêmico por meio da vivência na prática e de despertar o compromisso com o outro e com a responsabilidade social. Por fim, identificamos o quinto grupo, composto pelos profissionais de saúde, público com grande potencial de ampliação do número visitas, já que as mesmas podem atuar estimulando a colaboração interprofissional, estratégia que visa a melhoria da atenção e atendimento em saúde.

Conclusão

A partir dos dados analisados, observa-se que as visitas guiadas constituem-se como estratégias de promoção de educação em saúde, sensibilização do público quanto à doação de sangue, assim como oportunidade de compreensão de atividades profissionais. Conhecer o perfil desse público corrobora para a necessidade de desenvolvimento de propostas que visem atender de forma objetiva os diferentes grupos interessados, buscando a elaboração de estratégias e o uso de diferentes linguagens que possam potencializar a experiência dos visitantes.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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