Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S540 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S540 (October 2023)
Full text access
VALIAÇÃO PRÉ-TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA DO DOADOR ALOGÊNICO APARENTADO REALIZADO PELA ENFERMEIRA NAVEGADORA DE TERAPIA CELULAR DO SERVIÇO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO
Visits
194
SC Oliveira, AE Lazar, AN Honório, TS Ângelo, F Isidoro, ECBS Bastos, A Larrubia
Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

O transplante de células tronco hematopoiéticas é uma forma de tratamento com potencial curativo para algumas doenças hematológicas, oncológicas, auto imunes e hereditárias. O doador alogênico aparentado pode apresentar composição genética semelhante ao receptor (pais, filhos, irmãos e até primos) e deve ser avaliado conforme requisitos previamente definidos por legislação.

Justificativa

Considerando o número de publicações e escassez no âmbito nacional, elaboramos a trajetória do potencial doador em nosso serviço, destacando os cuidados de enfermagem no atendimento individualizado que é realizado pela enfermeira navegadora da terapia celular. A enfermeira navegadora do Serviço de Hemoterapia, desempenha papel indispensável na seleção e trajetória deste doador, verificando a disponibilidade e aceitação em fazer parte do programa de seleção. A enfermeira inicia o processo com a teleconsulta de enfermagem, esclarecendo dúvidas sobre o processo de doação, atendimento personalizado e abrangente dentro de um contexto bio, psíquico e social, mitigando os riscos, facilitando a comunicação com a equipe multidisciplinar e planejando todas as etapas desde o pré até o pós coleta de células. Esta profissional realiza acolhimento, encaminhamento para especialidades multiprofissionais se necessário, recebimento de laudos de resultados de exames e educação em saúde. Atua em todas as etapas desde do pré-Transplante de Medula Óssea (TMO) e pós coleta, em conjunto com a equipe médica do Serviço de Hemoterapia, garantindo que o doador seja assistido dentro de uma linha de cuidado. A navegação é um modelo de atendimento que abrange todas as etapas do TMO, dando continuidade a todo o processo, desde o primeiro contato até a alta do doador.

Objetivo

Apresentar a abordagem aos doadores alogênicos aparentados no serviço de referência de transplante de medula óssea, com demanda média de 40 pacientes em atendimento simultaneamente, de forma a agilizar e suprir toda necessidade dos potencias doadores.

Conclusão

A abordagem tem demonstrado agilidade no processo de avaliação, compreensão dos doadores sobre as etapas para a doação de medula óssea, adesão aos cuidados, além da redução do tempo para início da mobilização e coleta de células com foco na segurança de todo processo.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools