Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S506 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S506 (October 2023)
TRANSPLANTES DE MEDULA ÓSSEA E TERAPIA CELULARTRANSPLANTES DE MEDULA ÓSSEA E TERAPIA CELULAR
Full text access
TRANSPLANTE E SUAS MULTIFACETAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES EM UMA UNIDADE ESPECIALIZADA
Visits
232
LC Souza, VT Pereira, AR Netto
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Para além do que se pensa, o Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é um procedimento complexo e que requer uma atuação multiprofissional. Otransplante de célula-tronco hematopoiética é utilizado como forma de tratamento paradoenças malignas e consiste na infusão intravenosa destas células com a finalidade dereconstituir a função medular e imune de pacientes no tratamento de doenças hematológicas,oncológicas, hereditárias e imunológicas. Esse processo é divido em cinco etapas, sendoelas: preparação pré-transplante, regime de condicionamento, coleta das CTH, infusão,período da pega. Visto que, todas essas etapas foram acompanhadas pelas residentes. Paraalém disso, as complicações agudas do TCTH podem se manifestar em até cem dias, sendo,sobretudo, importante o conhecimento do enfermeiro sobre as possíveis complicações paraprevenção e detecção precoce. Sendo as principais complicações: infecções, Doença Veno-Oclusiva (VOD), Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro (DECH), mucosite, náuseas evômitos, diarreia, alterações hematológicas e complicações pulmonares. Portanto, por seruma unidade de internação e de caráter ambulatorial pode-se acompanhar os casos de retornode pacientes por conta das consultas de rotina e complicações pós-transplantes.

Objetivo

Oestudo objetivou-se em descrever a vivência das Residentes de enfermagem em uma unidadeespecializada em Transplantes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência dasresidentes, que atuaram na unidade de internação para TCTH, durante o mês de Setembro de 2022, no período do dia 01/09/2022 ao 30/09/2022, em um Instituto Nacional de referênciaoncológica no Rio de Janeiro, além de revisão bibliográfica sobre a temática.

Resultados

Durante o período que estivemos na unidade especializada, conseguimos acompanhar osdiversos desdobramentos de um TCTH. Inicialmente fomos inseridas na equipe deenfermagem, sendo acompanhadas pelos enfermeiros do setor. Desenvolvemos atividades noambulatório, na manutenção dos cateteres e coleta de sangue. Atuamos também, no preparode medicações, na assistência à beira leito, na coleta de células sanguíneas e no momento dainfusão das mesmas, ou seja, todo processo que engloba as fases do TCTH.

Conclusão

Contudo, a vivência na unidade especializada nos permitiu ainda como residentes do primeiroano, refletir sobre o quanto esse processo de TCTH é complexo e dinâmico, que por sua vez,tem uma terapêutica medicamentosa acentuada, em função da toxicidade e dos eventosadversos. Sendo imprescindível, a atuação de profissionais de enfermagem comconhecimentos científicos e capacitados para realizar estes métodos, possibilitando a melhorado indivíduo.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools