Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S729 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S729 (October 2023)
Full text access
REVISÃO DO PROTOCOLO DE ESTOQUE MÍNIMO EM UMA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL DE MATERNIDADE DE ALTO RISCO EM PERNAMBUCO
Visits
216
MRC Lopesa, GJB Albertimb,c, ACCS Ramosb,d, NAA Paivab,c, ACM Silvab,c, LC Correab,c, EAS Moraesb,d
a Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil
b Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Recife, PE, Brasil
c Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), Recife, PE, Brasil
d Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/Objetivo

O gerenciamento de estoque de hemocomponentes é imprescindível para alcançar equilíbrio entre oferta e demanda. Revisar o estoque mínimo de hemocomponentes a ser mantido em uma Agência Transfusional de Maternidade de Alto Risco em Pernambuco.

Material e métodos

Estudo documental descritivo do tipo retrospectivo, com dados coletados dos livros de entrada, saída, devolução e descarte de hemocomponentes. Foram coletados dados sobre o perfil do uso, em adultos, dos hemocomponentes Plasma Fresco Congelado (PFC) e Concentrado de Hemácia (CH) no período de 01 de janeiro a 30 de junho de 2023. Os dados foram tabulados em planilha Excel, realizado estatística descritiva e definição de estoque mínimo pela aplicação de fórmula (Nb/180) x Te = Em , onde, Nb representa o número de bolsas recebidas nos últimos 6 meses; Te constante tempo para estabelecer estoque (mínimo = 3 dias); e Em o estoque mínimo que deve estar disponível.

Resultados

O perfil da unidade, nos últimos 6 meses, foi de 87 unidades (u) de transfusões de CH em adultos e 14u PFC, respectivamente 49% e 28% do total de hemocomponentes recebidos como estoque. Sobre os CH, houve recebimento de 161u (excluídos finais de semana e feriados, regra aplicada pela formula de estoque mínimo), que após analisados por sistema ABO/Rh, houve predomínio dos seguintes grupos: A+(31%), seguido de O+(26%), B+(18%), O−(11%), AB+(8%), A−(4,3%), B−(1,7%) e AB− (0%). As transfusões tiveram predomínio dos grupos A+ e O+ (36,7% cada); seguido do B+ (14,9%), O− (9,1%) e A− (2,2%) e os demais, não tiveram uso. Foram realizadas 83 devoluções de CH ao Hemocentro Fornecedor, devido a não utilização e proximidade do vencimento. O grupo com maior quantitativo de devolução foi o A+(25,3%), seguido de B+, O+ e O− (16,8% cada), AB+ (14,5%), A−(6%) e B− (3,6%). O índice de descarte foi de 0% e a média mensal de transfusões foi de 5,3 CH A+e O+, 2,2 de B+, 1,3de O− e0,3 de A−. Sobre o uso de PFC, houve entrada de 49u, sendo O (36,7%) A (26,5%), B e AB (18,3%) cada. O número de transfusões foi de 14u, sendo O (50%), A (28,5%), B (21,4%) e AB (0%). Para PFC não ocorreu devolução, por ser um produto menos escasso, sendo descartado após vencimento. De forma atípica foram devolvidos 25u em maio, 100% das devoluções, devido a um problema técnico. O descarte de PFC mostrou-se baixo, 7u, sendo AB (57,1%), B (28,5%), O (14,2%) e A (0%). A média mensal de transfusões foi 1,17ui de O, menos de 1ui de A e B e 0ui de AB. Após aplicada a fórmula, o resultado obtido foi > 1ui para cada tipo sanguíneo ABO/RH, tanto para CH quanto para PFC.

Discussão

O estoque mínimo para CH usado atualmente pelo serviço consiste em: 5 A+ e O+, cada, 4 B+, 2 AB+, 4 O−, 1 A−e B, cada e 0 AB−. Para PFC, 5 A+ e O+, cada, 4 B+e AB+, cada, e nenhum Rh negativo. O cálculo de estoque mínimo de hemocomponentes deve ser compatível com a demanda de atendimentos realizados pelo serviço, com intuito de não comprometer a segurança por indisponibilidade de produto e nem favorecer ao desperdício com descarte e devoluções. Para maternidade de alto risco, esse quantitativo de acordo com grupo sanguíneo precisa ser estratégico. De forma geral o estoque atual apresenta valores superestimados e que devem ser discutidos para redução.

Conclusão

O estoque de hemocomponentes precisa estar de acordo com o perfil de atendimento do serviço, dessa forma faz-se necessário uma contínua reavaliação, uma vez que está sujeito a alterações.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools