Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S761 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S761 (October 2023)
Full text access
REPRODUTIBILIDADE DOS RESULTADOS DA TITULAÇÃO DE ISOAGLUTININAS ABO UTILIZANDO A TÉCNICA CONVENCIONAL E GEL TESTE AUTOMATIZADO
Visits
197
KVD Cruza, FL Guimarãesa, AR Silvaa, SC Salesb, SR Folcob, ST Alvesb
a Bio-Rad Laboratórios Brasil, Lagoa Santa, MG, Brasil
b Hospital Santa Marcelina (HSM), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Verificar a reprodutibilidade dos resultados obtidos em dois serviços, nos testes de titulação de isoaglutininas ABO pelos métodos convencional em tubo e Gel Teste automatizado (IH-500/Bio-Rad).

Material e métodos

Os títulos de 31 amostras do grupo sanguíneo “O” foram analisados entre agosto e outubro de 2020, no Hospital Santa Marcelina/SP e no Laboratório de Atendimento ao Cliente Bio-Rad/MG. A titulação de anticorpos (isoaglutininas) ABO foi realizada pelo método convencional em tubo e Gel Teste automatizado no equipamento IH-500 da Bio-Rad em ambos os laboratórios. Para a metodologia convencional em tubo foi utilizada a solução fisiológica 0,9% como meio para a diluição seriada dos anticorpos, o teste foi incubado por 15 minutos à temperatura ambiente e em seguida realizada a leitura dos resultados. Para a metodologia Gel Teste automatizada, foi realizada a diluição seriada utilizando a solução padronizada ID-Titration Solution (Bio-Rad), cartão com gel neutro (ID-NaCl ‒ Bio-Rad), com incubação de 15 minutos à temperatura ambiente no equipamento IH-500 (Bio-Rad) e os resultados interpretados através do software IH-Com (Bio-Rad).

Resultados

Método convencional: o título de 69% das amostras foram reprodutíveis entre os dois laboratórios com título igual ou com diferença de até 1 título e 31% apresentaram diferença maior que 1 título. Método Gel Teste automatizado: 97% dos resultados obtidos foram reprodutíveis entre os dois laboratórios com título igual ou com diferença de até 1 título e apenas 3% das amostras apresentaram diferença maior que 1 título.

Discussão

A titulação de anticorpos é difícil de padronizar devido a variações nos protocolos e metodologias entre diferentes laboratórios. Múltiplos fatores podem afetar a determinação dos títulos dos anticorpos, incluindo a plataforma utilizada, os diluentes, o tempo de incubação, além da expertise do operador. Contudo, observamos na rotina de vários laboratórios, a mudança e implementação do parque tecnológico, com a inclusão da automação nos testes imuno-hematológicos anteriormente executados manualmente. O resultado deste estudo demonstra que a reprodutibilidade interlaboratorial é maior nos resultados obtidos pelo método Gel Teste Automatizado em comparação com o método convencional. Vários estudos comparativos consideram que a diferença de 1 título para mais ou para menos, não é relevante e é inerente ao teste de titulação, portanto, foram considerados neste estudo como mesmo título. Os resultados obtidos ressaltam que a metodologia automatizada não sofre interferência dos diversos fatores operador-dependente que causam variabilidade de resultados na metodologia convencional.

Conclusão

A metodologia Gel Teste automatizada agrega à rotina laboratorial padronização na realização dos testes, elimina a possibilidade de erros operacionais e apresenta alta reprodutibilidade dos testes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools