Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S393 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S393 (October 2023)
Full text access
RELATO DE CASO: LINFOMA MALT COM ACOMETIMENTO LIMITADO A INTESTINO DELGADO E CÓLON
Visits
229
ACB Edir, IS Barbosa, CC Miranda, JC Faccin, MDC Gonçalves, M Castro, PZ Rebutini, CBDS Sola, GRO Medeiros, SK Nabhan
Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Relatar o de caso de uma condição clínica rara de linfoma MALT com acometimento intestinal, com o objetivo de agregar conhecimento para o diagnóstico diferencial desta patologia nas lesões primárias intestinais.

Relato de caso

Paciente masculino, 56 anos, procurou serviço de urgência devido dor lombar, dor abdominal em hipogástrio e perda ponderal de 16 kg, com 8 meses de evolução. Não apresentava sudorese noturna, febre e linfonodomegalias palpáveis. Em tomografia de abdome, havia lesão nodular expansiva sólida em fossa ilíaca direita, medindo 4.3 x 3.8 x 3.1 cm, sugestiva de lesão mesenterial primária. Apresentava hemograma e LDH normais. Realizada enterectomia segmentar com ressecção de lesão em intestino delgado, com característica infiltrativa, de 8cm de diâmetro, próximo a borda mesentérica da alça e linfadenectomia regional. O anatomopatológico e imuno histoquímica da lesão demonstravam neoplasia linfoproliferativa, com infiltração e erosão da mucosa entérica até a subserosa, com linfócitos pequenos, de aspecto monocitóides, positivo para CD20, Ki 67 de 10% e negatividade para CD5, C10 e ciclina D1, compatíveis com linfoma da zona marginal intestinal, com acometimento linfonodal adjacente. O PET-CT após o procedimento cirúrgico evidenciava aumento difuso do metabolismo em cólon transverso, esquerdo e sigmóide, com SUV máximo de 18,5 e metabolismo fisiológico nas demais regiões. Devido a extensão da lesão, com acometendo difuso do cólon, limitando a indicação de radioterapia ou cirurgia local, foi optado por iniciar quimioterapia com rituximab, ciclofosfamida, vincristina e prednisona (R-CVP).

Discussão

O linfoma de Zona Marginal é um subtipo de Linfoma Não Hodgkin que se origina de linfocitos B presentes na zona marginal dos folículos linfoides. Inclui três subtipos, a depender do local acometido: LZM Extranodal do Tecido Linfoide Associado à Mucosa (Linfoma MALT), LZM esplênico e LZM nodal, sendo que o MALT é o mais frequente dos subtipos (70%). O local mais frequentemente acometido no Linfoma MALT é o estômago (47%) e o envolvimento colorretal é raro (17%), sendo ainda menos comum a concomitância da doença em intestino delgado e cólon. Possui comportamento indolente, em geral pouco sintomático e, quando apresenta sintomas, estes irão depender do órgão acometido, podendo se manifestar com perda ponderal, alteração do hábito intestinal e sangramento digestivo. A fisiopatologia não está bem estabelecida, acredita-se que esteja associado à estimulação antigênica crônica por autoantígenos e/ou patógenos microbianos, induzindo acúmulo de tecido linfoide, mas não possui vínculos evidentes com fatores de risco conhecidos nos demais linfomas MALT. O tratamento do linfoma MALT em geral depende do órgão acometido, podendo ser apenas com a erradicação do patógeno envolvido quando essa associação é bem estabelecida, mas no MALT intestinal, onde não há essa associação, vai depender do estadiamento da doença. Para a doença localizada, inclui ressecção cirúrgica da região acometida e/ou radioterapia, associadas ou não à quimioterapia. Já na doença avançada, a quimioterapia é o tratamento de escolha.

Conclusão

Este caso ilustra um caso raro de linfoma MALT com acometimento intestinal em delgado e cólon, se apresentando com um desafio diagnóstico e terapêutico.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools