Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S494 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S494 (October 2022)
Open Access
RELAÇÃO ENTRE SAMPLE-TO-CUTOFF DO ENSAIO ABBOTT ARCHITECT RHTLV-I/II E A DETECÇÃO DE DNA PROVIRAL POR PCR EM TEMPO REAL EM UM HEMOCENTRO PÚBLICO DE BELÉM/PA
Visits
574
LJDN Cruza,b, CA Maneschyc, KADS Barilea,c, JL Cruza,b, LJB Cabrala,b, JS Quintala,b, MK Palmeiraa, CEM Amarala
a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), Belém, PA, Brasil
b Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil
c Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), Belém, PA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

No Brasil, a pesquisa de anticorpos anti-HTLV-1/2 por testes de alta sensibilidade na triagem laboratorial de doações de sangue é obrigatória. No entanto, testes altamente sensíveis podem levar a resultados falso-reagentes e requerem testagem confirmatória. O estudo teve como objetivo correlacionar as distribuições das razões sample-to-cutoff (S/CO) de resultados reagentes para anticorpos anti-HTLV-1/2 com a detecção de DNA proviral em uma população de 632 candidatos à doação de sangue em Belém, PA.

Material e métodos

Estudo retrospectivo, transversal, descritivo e quantitativo, com aprovação em comitê de ética (CAAE: 19-004-819.7.0000.8187). Realizou-se uma busca retrospectiva em banco de dados do banco de sangue por amostras reagentes para HTLV-1/2 submetidas à testagem confirmatória entre jan/2015 a dez/2019. A triagem sorológica foi realizada no equipamento Abbott Architect rHTLV-I/II, e o teste confirmatório ocorreu pelo método de PCR em tempo real (qPCR) in-house. A análise de Curva ROC foi utilizada para determinar o valor ótimo de razão S/CO em predizer detecção de DNA proviral de HTLV-1 e HTLV-2 por qPCR.

Resultados

Os resultados sorológicos reagentes foram agrupados pelos valores das razões S/CO em 4 intervalos: 1–4, 4,01–20, 20,01–100 e >100, e definidos como detectáveis ou indetectáveis de acordo com o resultado da qPCR. 496 de 632 amostras (78%) apresentaram DNA proviral indetectável, e 136 (22%), detectável. Altos valores S/CO foram mais associados à detecção molecular. A infecção por HTLV não foi confirmada em nenhum indivíduo com S/CO<4. Para HTLV-2, não houve confirmação da infecção em nenhuma amostra com S/CO<20. A sensibilidade e valor preditivo positivo encontrados para o Architect rHTLV-I/II foram 100% e 22%, respectivamente.

Discussão

Tosswill e Taylor (2018) também reportaram ausência de infecção por HTLV-1/2 quando S/CO<4 e resultados confirmadamente positivos associados a altos valores de S/CO.Infecções verdadeiras e resultados falso-reagentes sobrepuseram-se em todos os intervalos de S/CO, com exceção de 1-4, como em estudo de Kielyet al. (2010). A menor frequência de resultados HTLV-2 detectáveis podem ter relação com a menor prevalência da infecção por HTLV-2 e menor carga proviral em comparação ao HTLV-1 (Waters et al., 2011). 100% de sensibilidade também foi observada para Architect na Coréia (Yunet al., 2019), Arábia Saudita (Al-Hababiet al., 2020), Europa e Japão (Lapercheet al., 2017). A alta sensibilidade dos testes de triagem pode levar a altas proporções de resultados falso-reagentes, como demonstrado pelo baixo VPP do Architect nesse estudo (22%). Chang et al. (2021), relataram VPP de testes de triagem para anticorpos anti-HTLV-1/2 usados em bancos de sangue entre 0–26,30 com valor médio de 10,17%.

Conclusão

Os resultados sugerem baixo risco de infecção por HTLV em baixa reatividade, principalmente quando S/CO<4. Resultados falso-reagentes possuem implicações financeiras, impacto no estoque de sangue para atendimento transfusional e na qualidade de vida dos doadores. No entanto, a sobreposição de resultados detectáveis e não detectáveis por qPCR nos demais intervalos reafirmaram a importância da testagem confirmatória.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools