Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S508 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S508 (October 2022)
Open Access
PERFIL DOS DOADORES DE PLAQUETAS POR AFÉRESE ATIVOS NO HEMOCENTRO DE CURITIBA
Visits
510
CS Costaa, GSD Santosb, R Pavesea, LAL Souzaa
a Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), Curitiba, PR, Brasil
b Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Definir o perfil dos doadores de plaquetas por aférese no Hemocentro de Curitiba, e identificar número de doadores ativos no centro de hematologia e hemoterapia do Paraná (HEMEPAR).

Métodos e materiais

Pesquisa observacional, descritiva e retrospectiva, que objetivou definir o perfil dos doadores de plaquetas por aférese. A coleta de dados se deu por meio de consulta ao sistema de banco de sangue SBS e prontuário físico dos doadores entre julho de 2021 a julho 2022. Os dados coletados foram tabulados no programa Microsoft Excel.

Resultados

A busca pelos doadores ativos foi realizada no sistema de banco de sangue, considerando aqueles que realizaram doações entre 01 de julho de 2021 e 01 de julho de 2022. Foram identificados 246 doadores, sendo 81% (201) do sexo masculino, com peso entre 64 kg e 125 kg, idade média de 40 anos, 46% de tipagem O, 38% de tipagem A, 11% B e 4% AB, e volume médio de plaquetas duplas coletadas PTL 6.0 × 10¹¹, na sua maioria 73% declarou ser morador de Curitiba. Os doadores puderam doar, em média 12 vezes ao ano, sendo no mínimo uma doação e no máximo vinte e quatro doações no ano.

Discussão

A análise do perfil dos doadores de plaquetas ativos no último ano demonstrou que a grande maioria são jovens e do sexo masculino, possivelmente devido pré-requisito para doação de plaquetas por aférese não ter tido gestação ou abortos anteriores, com potencial para doar 24 vezes ao ano. Tendo em vista a dificuldade da busca ativa por doadores de plaquetas por aférese e a importância do fornecimento deste hemocomponente às instituições de saúde, a planilha gerada na coleta de dados pode servir como um instrumento para a equipe do Hemocentro para facilitar a busca ativa por potenciais doadores, otimizando a organização da agenda de coletas, promovendo assim o aumento das doações.

Conclusão

A partir da definição da quantidade de doadores ativos de plaquetas por aférese, bem como definição de critérios mais ágeis nessa triagem por volume de doação e por tipagem sanguínea, recomenda-se a análise e organização do perfil dos doadores de forma acessível, a fim de facilitar o trabalho da equipe do Hemocentro, considerando que o pronto acesso aos dados permite a montagem de agendas de coleta diversificadas, de acordo com a tipagem sanguínea e volume necessário, evitando-se desperdícios e promovendo a fidelização dos doadores, por facilitar o agendamento das coletas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools