Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S525 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S525 (October 2022)
GESTÃO EM HEMOTERAPIA
Open Access
OITO RAZÕES PELAS QUAIS OS PROGRAMAS DE PATIENT BLOOD MANAGEMENT SÃO SUBUTILIZADOS NO MERCADO SAÚDE: UMA ANÁLISE MICROECONÔMICA EVOLUCIONÁRIA
Visits
422
EM Oliveiraa, BD Benitesb, IA Reisa
a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
b Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Resumo

O envelhecimento populacional leva a um aumento nas taxas de transfusão de sangue em todo o mundo. Além de aumentar as taxas de transfusões de hemocomponentes, o envelhecimento populacional contribui para a redução das taxas de doação de sangue. Soma-se aos riscos transfusionais o alto custo relacionado à hemoterapia. Por outro lado, o uso de programas de Patient Blood Management (PBM) proporciona o aumento da segurança e custo-efetividade no tratamento dos pacientes em relação às práticas transfusionais liberais. Ainda que comprovada a sua eficiência clinia e economica, percebe-se a subutilização dos programas de PBM no mercado de saúde.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi identificar os motivos pelos quais os programas de PBM são subutilizados no mercado de saúde.

Método

Foi foi realizada uma revisão narrativa da literatura clássica sobre os principais conceitos da microeconomia evolucinária que permitiram compreender a subutilização dos programas de PBM no mercado saúde em razão da escassa literatura sobre o tema.

Resultados

Foram selecionados treze textos da literatura clássica da microeconomia evolucionária, que permitiram compreender e descrever pelo menos oito razões pelas quais os programas de PBM ainda são pouco utilizados no mercado de saúde. São eles: 1) A existência de ciclos econômicos de inovação; 2) A dialética da racionalidade presente no processo de escolha dos procedimentos e serviços de saúde; 3) O mercado de saúde como mecanismo falho de seleção de inovações; 4) Desinformação do mercado sobre os benefícios do PBM; 5) Resistência à mudança; 6) A existência de barreiras à entrada de inovações tecnológicas; 7) Dependência de caminho e lock-in; 8) A complexidade das escolhas inerentes ao mercado da saúde.

Discussão

Nem sempre as melhores inovações ou as inovações economicamente mais eficientes são selecionadas pelo mercado de saúde. O papel da informação e o poder de persuasão de personalidades de destaque são fatores-chave no processo decisório de quem seleciona inovações e divulga o uso dos programas de PBM, ou seja, os consumidores (usuários) ou organizações (públicas ou privadas). A busca pela informação por parte dos consumidores é fundamental para que os programas de PBM sejam mais utilizados. O processo de envelhecimento populacional é irreversível e contribuirá para que os programas de PBM, compreendidos como uma inovação disrruptiva, sejam amplamente utilizados.

Conclusão

Este estudo permitiu compreender pelo menos oito razões pelas quais os programas de PBM são subutilizados no mercado saúde. A disseminação da informação sobre os programas de PBM e suas funcionalidades entre profissionais, personalidades e consumidores, é fundamental para estimular a sua ampla utilização no mercado saúde.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools