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Vol. 44. Issue S2.
Pages S630 (October 2022)
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O INCENTIVO E A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA DOAÇÃO DE SANGUE ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS DE UMA LIGA ACADÊMICA DE PORTO ALEGRE
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LM Silvano, APA Reche, AA Moura, NP Alegransi, LN Rotta, S Wagner
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Objetivos

A doação de sangue envolve valores como o altruísmo e a solidariedade, dado que o sangue doado pode salvar a vida de até 4 pessoas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2018, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, percentual não suficiente quando comparado ao indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3%. Com isso, a Liga Acadêmica do Sangue (LiSan) da Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) identificou não somente a necessidade de campanhas de incentivo à doação de sangue, mas também a oportunidade de disseminar conteúdos sobre o tema através das redes sociais, em especial o Instagram. O objetivo deste trabalho é divulgar ao público do Instagram da LiSan informações acerca da importância e a necessidade da doação de sangue, através de postagens no feed sobre os critérios de doação e curiosidades e stories semanais dos estoques de sangue da “Campanha ‒ Doação de Sangue”, uma parceria entre a LiSan e o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Materiais e Métodos

No último ano, a LiSan trabalhou na construção de materiais relacionados à doação de sangue. A comissão científica ficou responsável pela pesquisa bibliográfica. A comissão de marketing utilizou a plataforma de design gráfico Canva para elaborar o material científico consultado, utilizando linguagem acessível e visualmente atraente ao público externo à UFCSPA. Por fim, a comissão de redes sociais mediou a comunicação entre a LiSan e o público que consumia os conteúdos, por meio da publicação desses materiais, e também respondendo às dúvidas do Direct Message (DM). Foram analisadas as métricas: alcance e impressões dos posts, stories e do Reels envolvendo divulgação e incentivo à doação de sangue.

Resultados

No período de agosto de 2021 a agosto de 2022 foram publicados no Instagram (@ligadosangue): 9 posts, contando a sequência do “Você Sabia?” e critérios para doação; 60 stories e 1 Reels. Diante dessas informações, percebeu-se que o post “Você sabia? ‒ Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) podem doar sangue”, postado dia 10/08/2021 e o story “Campanha ‒ Doação de Sangue”, postado no dia 01/03/2022 apresentaram os melhores índices de alcance e impressões, sendo que o post no feed teve um alcance de 1.353 pessoas e foi visto 1.709 vezes. Já o story alcançou 506 contas e o vídeo no reels teve 1.434 reproduções.

Discussão

Sabendo da necessidade de conscientização acerca da doação de sangue no Brasil e tendo em vista que as redes sociais têm importante atribuição não só na comunicação e na conexão das pessoas, mas também no acesso a conteúdos científicos, a LiSan percebe a necessidade da divulgação científica de qualidade e realiza, utilizando do seu alcance através das redes sociais, o incentivo a essa prática ao seu público no Instagram.

Conclusão

Observamos um impacto positivo quanto aos conteúdos postados, uma vez que as redes sociais têm se tornado um facilitador para a comunicação científica nos últimos anos. Com isso, vemos a plataforma Instagram como uma aliada estratégica para disseminar conteúdos envolvendo a doação de sangue, visto que é possível alcançar um número grande de espectadores, além de ajudar a manter um dos princípios amparados pela LiSan, que é a captação de doadores de repetição.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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